06/11/2023
Pesquisadores criam "superpomada" que restaura lesões na pele causadas pelo sol

Se você tem problemas causados pelo sol, essa superpomada pode ser a solução: ela cura as lesões que ocorrem ao longo do dia quando a pele é exposta à luz solar ou toxinas ambientais. Revolucionário!

O medicamento é um creme de melanina sintética, que imita a melanina natural da pele humana e pode ser aplicada nas feridas. Os resultados mostraram que a pomada acelera a cicatrização dos machucados na pele e elimina os radicais livres, que podem resultar em envelhecimento e câncer de pele.

 

 

 

“A melanina sintética estabiliza e coloca a pele no caminho de cura, que vemos tanto nas camadas superiores quanto em todo o corpo”, disse Nathan Gianneschi, co-autor do estudo e professor de Engenharia BIomédica e Farmacologia da Universidade de Northwestern, Estados Unidos.

Melanina humana

A melanina, em humanos e animais, é responsável por fornecer pigmentação à pele, olhos e cabelos. Também protege as células dos danos causados pelo sol, aumentando a pigmentação quando a luz solar é maior.

O mesmo pigmento ajuda a eliminar os radicais livres, em resposta à poluição ambiental que acontece por fontes industriais e gases de automóveis.

Assim, os pesquisadores tentaram reproduzir a substância de forma artificial, e os resultados foram incríveis!

Superpomada contra lesões

Os cientistas trabalhavam no estudo há quase 10 anos e foi publicado na revista científica Nature npj Regenerative Medicine.

Segundo Kurt Lu, um dos autores do estudo e professor de Medicine, normalmente as pessoas não se atentam aos impactos na pele.

“Se você andar descalço todos os dias ao sol, sofrerá um bombardeio constante e de baixo grau de luz ultravioleta. Isso piora durante os horários de pico do meio-dia e no verão. Sabemos que a pele exposta ao sol envelhece versus a pele protegida por roupas”, disse.

Assim, a pomada foi criada para curar as feridas, que aparecem com o tempo, e proteger a pele de toda essa exposição.

“Ele protegeu a pele e as células da pele contra os danos. Você pode colocá-lo antes de sair ao sol e depois de tomar sol. Em ambos os casos, demonstramos redução de danos e inflamação na pele. Você protege e repara a pele ao mesmo tempo, é um reparo contínuo”, explicou Kurt.

Reação na pele humana

Para comprovar ainda mais a eficácia do medicamento, os pesquisadores fizeram um teste com uma amostra de tecido de pele humana.

Usando um produto químico, Kurt e Nathan criaram uma reação na pele de queimadura.

“Estava muito inflamado, como uma reação à hera venenosa”, explicou Kurt.

Depois de um tempo, eles aplicaram a superpomada de melanina artificial no tecido. A dupla queria ver qual seria a resposta imunológica.

Nos primeiros dias, o creme facilitou a resposta do organismo, ajudando a recuperar enzimas que eliminam radicais livres.

Em seguida, o medicamento ajudou a interromper a produção de proteínas inflamatórias.

“Isso iniciou uma cascata de respostas nas quais observaram taxas de cura aumentadas, incluindo a preservação de camadas saudáveis da pele por baixo”, disseram em comunicado.

Os pesquisadores desenvolveram a pomada ao longo de 10 anos.

Créditos: Reprodução: Só Notícia Boa / Foto: FReepik

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9