Uma chuva acompanhada de fortes rajadas de vento atingiu várias cidades da região Sudoeste, na tarde desta terça-feira (09). Pato Branco, Palmas, Dois Vizinhos, Santo Antonio do Sudoeste, Ampére, Francisco Beltrão e Clevelândia sentiram os efeitos dos fortes ventos. Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), em Pato Branco, por exemplo, a estimativa é de que os ventos podem ter chegado a 67 km/h. Toda essa ventania assustou os moradores.
Alguns pontos do município de Beltrão registraram quedas de árvores e destelhamentos. Na região norte da cidade, a força do vento arrancou a cobertura de uma fábrica de móveis localizada na Rua Manoel Ribas. O bairro Fraron, a BR-158 e a estrada rural comunidade de Cachoeirinha, também registraram situações de quedas de árvores pela via. Apesar do enorme susto, o corpo de bombeiros do município informou que não houve registro de feridos.
Em Dois Vizinhos, um incidente foi registrado no centro da cidade. A força do vento arrancou uma placa de um estabelecimento comercial que caiu sobre um carro que estava estacionado. Em Ampére, além da chuva e da ventania, o município registrou granizo no período da tarde.
Cidades paranaense ficaram sem energia
Os ventos fortes, que podem vir acompanhados de chuva, ou os chamados “temporais secos”, provocam a queda de árvores, galhos ou outras estruturas sobre a rede elétrica, destruindo postes e arrebentando cabos. Em muitos destes casos, a recomposição do sistema elétrico é demorada, pois é necessária a reconstrução da rede de energia. Na região Sudoeste, algumas cidades sentiram os efeitos dessas condições. Em Clevelândia, por volta das 15h desta terça-feira, fortes rajadas de vento causaram danos na subestação da Copel, deixando a cidade totalmente sem energia. Segundo informações levantadas pelo portal Clevelândia Online, três alimentadores no Rincão Torcido, Hípica e Parque de Exposição também foram danificados, além de cabos que foram rompidos. Segundo nota da Copel, cerca de 6,2 mil domicílios estão sem energia no município.
Salto do Lontra e Francisco Beltrão também tiveram registro de danos na rede de energia da Copel, o que afetou, consequentemente, os clientes da companhia. Dados recentes repassados pela Copel, informam que em todo o Estado há 176 mil consumidores desligados (ou seja, sem energia). Em Francisco Beltrão, cerca de 1.261 domicílios continuam sem energia). A companhia informou ainda que mais de 1.100 profissionais trabalham neste momento em todo Estado, para restabelecer o fornecimento de energia nas cidades atingidas.
*Registros de alguns incidentes registrados em Pato Branco, Dois Vizinhos e Clevelândia.
Créditos: Sucesso FM 105,9 (Fotos: Redes Sociais, PBUrgente, Clevelândia Online e Abel Silvério).