Na noite desta quinta-feira e início da madrugada de sexta, dezenas de pessoas que moram no edifício residencial Bordeaux, na Rua Marechal Floriano Peixoto, no centro de Chapecó, foram obrigadas a evacuar o local após um deslizamento de terra na garagem.
Embora o deslizamento tenha causado um grande susto, não houve feridos.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas devido ao deslizamento que atingiu um muro, parte do telhado e um veículo estacionado, que caiu em um terreno vizinho em fase de construção.
As famílias residentes do Bordeaux foram amparadas pela construtora responsável pela obra, sendo acomodadas em um hotel na cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o deslizamento foi provocado pela ruptura no sistema de escoramento, atribuída à intensa chuva registrada naquela noite. Após o ocorrido, a empresa responsável pela construção enviou uma equipe de engenheiros ao local para adotar as medidas de segurança necessárias.
Os bombeiros afirmam que, visualmente, a estrutura do edifício Bordeaux não apresentava danos aparentes. A evacuação foi uma medida preventiva para garantir a segurança dos moradores.
Foi garantido, ainda, que nesta sexta-feira (24), um engenheiro deve realizar uma avaliação estrutural no prédio para emitir um laudo sobre a integridade do local.
A Defesa Civil municipal também foi acionada para a avaliação da área. Um representante do órgão disse que, em apenas 20 minutos na noite desta quinta-feira, choveu mais de 40 milímetros em Chapecó, o que pode ter contribuído para o deslizamento.
Créditos: Jornal Razão