O Paraná bateu um novo recorde de frio neste ano após General Carneiro, no sul do Estado, registrar -3,9ºC nesta segunda-feira (1º).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura mais baixa do ano foi registrada por volta das 8h.
Além de General Carneiro, outras duas cidades também registraram temperaturas abaixo de zero entre a madrugada e manhã de hoje: Palmas (-0,1ºC) e São Mateus do Sul (-1,8ºC).
Na imagem, General Carneiro, no sul do Paraná, registrou -3,9ºC – Foto: Valdelino Pontes/AEN
Em Curitiba, a temperatura mínima marcada nos termômetros foi de 6,8ºC. Em Colombo, na região metropolitana, foi registrado 6,3ºC.
No domingo (28), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta sobre a onda de frio que afeta a região Sul do País. Até terça-feira (2), parte de Santa Catarina e todo o Rio Grande do Sul devem registrar 5ºC abaixo da média.
Ainda no domingo, pelo menos oito cidades tiveram temperaturas negativas no Paraná. Às 8h de ontem, Curitiba registrou a mínima de 1,7ºC:
Fazenda Rio Grande: -0,6ºC
General Carneiro: -3,5ºC
Guarapuava: -1,5ºC
Inácio Martins: -2,0ºC
Lapa: -1,0ºC
Palmas: -3,3ºC
Pinhão: -0,7ºC
São Mateus do Sul: -2,1ºC
Segundo o meteorologista Fernando Mendes, a tendência é que o frio perca a força no Paraná no decorrer dos próximos dias. “A tendência, ao longo da semana, é gradualmente essa condição de temperatura mais baixa ir perdendo a força. As temperaturas vão ficando mais agradáveis e o frio no amanhecer e à noite vão ser menos rigorosos”, disse.
Até o momento, não há indicativo de chuva no Estado, segundo o Simepar.
Créditos: Banda B (Foto: Valdelino Pontes/AEN