De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), termina nesta quinta-feira (15), o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024.
Para que possam disputar as eleições, candidatas e candidatos devem ter sido escolhidos em convenções partidárias, cujo prazo de realização era de 20 de julho a 5 de agosto. Além disso, devem cumprir as condições de elegibilidade e não se enquadrar em qualquer das causas de inelegibilidade previstas em lei.
Em Realeza, até o momento a disputa para a Prefeitura Municipal conta com três pré-candidatos. Já para o Legislativo, são 64 nomes apresentados. Confira abaixo:
Paulo Casaril e Dirceu Baldissera
Os partidos PSDB, PSD, Cidadania, PSB, Progressistas e Republicanos oficializaram os nomes de Paulo Casaril (que tentará a reeleição) como pré-candidato à prefeito de Realeza, e Dirceu Baldissera para vice-prefeito.
A coligação também apresentou os 23 pré-candidatos que irão concorrer ao Legislativo de Realeza:
Partido PSD:
Maria Pedron Tonello
Maria da Glória
Simone do Alto Boa Vista
Sergio Camara
Kabinho
Renato Pazza
Federação Cidadania PSDB:
Vera Dizaro
Prof. Solange Parizotto
Maneco da saúde
Gabriely
Sandra Da APARA
Dina da Prefeitura
Marciano Skrzypczak
Pastor Nelson Araujo
Progressistas:
Diana Golin
Sandra do Caps
Sonia da Saúde
Bento
Jair Mariote
Junior Costa
18 (Dezoito)
Frentzen
Ozeias
Evandro Delazzari e Lionara Bellé
Os partidos Podemos, PL, PDT, União Brasil e Solidariedade, confirmaram como oposição os nomes de Evandro Delazzeri como pré-candidato a prefeito, e Lionara Bellé como vice.
A coligação dos partidos apresentou o maior número de pré-candidatos para o Legislativo. Ao todo, são 30 nomes que entrarão na disputa:
PL:
Beatriz Maria Paradzinski (Professora Bia)
Marta da Silva - MARTINHA
Divania Maria Morandin
Joelei Jorge Basso
Jair José Pocorni (Batatinha)
Marcos Antonio Beato Junior (Policial Beato)
Ricardo Meneghetti
Maico Andretti
Edilberto Zanandrea
PDT:
Angélica Ritzel da Mota
Iracema Costa
Eni Soares dos Santos (Eni do Lava Car)
Clovis Dalmolin (Pilão)
Leandro José Nichel (Ganso Polêmico)
Paulo Cezar Pereira (Paulo Geladeira)
Eder Tiago Herzer da Silva
Adriano Marcos de Lara Rech (Adriano Sereia)
Nelson Soratto (Pity)
Simone Marchiotti Vieira Dutra
Adilson Carlos Pereira
União Brasil:
Alexsandra Jessica Soares dos Santos
Beatriz Gripa da Silva (Bia Segurança)
Marilene Furtado Goulart
Ivone Maria Pereira
Rosangela Centenaro
Jair do Prado
Andre Eduardo Knop de Andrade
Giovani Lemes dos Santos
Ademir Manfredi
Valdelir de Souza Bueno (Maninho)
Adelar Pagliochi (Precheca)
Orail da Silva (Gordinho Borracheiro)
Marquinhos e Verona
O Partido NOVO também entrou na disputa como oposição e apresentou o nome de Marquinhos como pré-candidato a prefeito de Realeza, e Verona como vice-prefeito.
Em convenção realizada no dia 03 de agosto, a coligação informou os nove nomes dos pré-candidatos para a Câmara de Vereadores de Realeza:
Partido NOVO:
Ivandra Pereira
Ildia Taciane
Adriana muller
Renato figueira
Deo da sanewal
Jean lucas
Felipe Chinatto
Dionemar belendé
Professor Alex do (Muay thai)
Eleições Municipais 2024
Vale destacar que a data limite para o registro de candidaturas é até o dia 15 de agosto, data em que as agremiações devem registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Propaganda eleitoral
Ainda conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima sexta-feira (16) inicia-se a propaganda eleitoral geral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
No dia 16 de agosto é também o último dia para os tribunais regionais eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de municípios, onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido.
Realização da eleições: As eleições de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro. Na oportunidade, eleitores e eleitoras vão às urnas para votar e decidir três cargos municipais: prefeito, vice-prefeito e vereador. O 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. Dia 19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos.
Créditos: Carine Flores / Redação A Voz de Realeza (Foto: A Voz de Realeza)