17/06/2019
Mudanças no clima ocorrem nos próximos dias no Paraná

Dia 21 de junho, às 12h54. Este é o dia e o horário marcados para o início do inverno no Hemisfério Sul. As temperaturas baixas e as apostas sobre se irá nevar novamente no Paraná  sempre movimentam a época. Mas quem espera por vários dias frios pode reduzir suas expectativas.

O inverno deve ser marcado por um período menor de temperaturas baixas e com maior presença de chuvas. E a neve? Não será dessa vez...

Isso ocorre por causa do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico, na região do Equador e interfere diretamente no clima do Brasil. “O El Niño está atuando no Brasil desde o começo do ano e ele dificulta a chegada de grandes massas de ar frio na região Sul”, explica a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim.

 

 

Frio
Apesar de menos intenso, o frio não deixará de dar as caras. Logo no começo da estação há previsão de queda acentuada na temperatura. Uma frente fria chega ao estado no final desta semana e depois virá uma massa de ar frio.

Em julho, o inverno ganha força. “Há previsão da chegada de massas de ar de frio durante esse mês”, afirma Josélia. Há previsão de geadas.

Só que quem espera por mais frio, já pode se decepcionar. “Será como se o inverno fosse encurtado a apenas o mês de julho”, destaca a meteorologista. Nos meses de agosto e setembro as temperaturas sobem e o tempo fica similar aos dias de outono.

Outro efeito do El Niño é o aumento da chuva. “Podemos esperar que o inverno tenha chuvas frequentes”, destaca Josélia. A expectativa é que julho e setembro sejam chuvosos, enquanto agosto seja mais seco.

Créditos: GAzeta do Povo (foto: Ilustrativa internet)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9