18/06/2019
Conta de luz ficará mais cara a partir do dia 24 de Junho

A ANEEL aprovou nesta terça-feira (18) o reajuste tarifário da Copel Distribuição S.A em 3,41%, em média. O reajuste entra em vigor a partir de 24 de junho. A empresa atende 4,6 milhões de unidades consumidoras localizadas no Paraná.

 

 

Para categorias ligadas às unidades residenciais, por exemplo, a média de reajuste será menor, de 2,92%. Já para consumidores conectados à alta tensão, o caso das indústrias, o aumento será de 4,32%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência informou que considerou a variação de custos associados à prestação do serviço. Segundo a ANEEL, o índice de reajuste da empresa foi positivo, principalmente, pelos impactos dos componentes financeiros.

E o aumento poderia ter sido maior. É que, segundo a agência, a bandeira tarifária contribuiu para reduzir em -4,81% o índice final do reajuste da distribuidora paranaense.

Há cerca de um ano, a conta de luz subiu cerca de 15% no Paraná. Desta vez, o índice de 3,41% está abaixo da inflação medida pelo IPCA, de 4.66%.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Mais informações sobre reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link entendendo a tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor, disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.

Créditos: Fonte: Banda B

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9