29/07/2019
Caso de raiva: Médico Veterinário explica sobre morte de animal por raiva

As autoridades de Ampére, sudoeste do Estado, junto com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) estão tomando medidas para enfrentar um foco de raiva que tem vitimado vários animais no município. Até agora foi confirmada a morte de uma vaca de aproximadamente três anos de idade. Outros seis casos aguardam a chegada do resultado dos exames para conhecer a causa da mortes do animais. A doença tem atingido bovinos e equinos nas comunidades da Linha São Paulo, Bom Principio e Santa Luzia.

 



Nesta segunda-feira, 29, o médico veterinário Wellinton Molinetti, que atendeu o primeiro caso confirmado da doença no município repassou informações sobre o fato. Ele conta que no sábado, 20, um produtor da Linha São Paulo entrou em contato com ele para realizar um atendimento clinico em um animal. “O produtor havia repassado informações de sintomas que a princípio poderia ser o conhecido amarelão. Porém, quando cheguei ao local no sábado fiz o exame clinico e esse bovino salivava bastante, tinha ranger de dente, ausência de sensibilidade cutânea, hipotermia e andar cambaleante. Orientei o dono da vaca, pedi para que o animal fosse isolado dos outros, e caso ocorresse o óbito entrasse em contato comigo.”

No dia seguinte, no domingo à tarde, o bovino morreu e foram feitos os procedimentos de necropsia. “Foi feita comunicação do óbito para a ADAPAR e fui autorizado a fazer o exame de coleta de material encefálico para realização de exame. Na segunda-feira feira fizemos o encaminhamento do material e na quarta-feira da semana passada ocorreu a confirmação da morte dessa vaca em virtude de raiva.”

Wellinton explica ainda que na semana passada, quando estava encaminhando esse material, um colega de profissão estava atendendo um segundo caso de morte de animal com suspeita de raiva. “O colega Marlon Molon estava na comunidade do Bom Princípio em atendimento. Um cavalo morreu e ele estava realizando a coleta da amostra. Nesse caso o exame deu negativo e agora será feita a prova biológica para tirar a dúvida sobre a causa desse óbito.”

Ampére já teve esse caso confirmado e existem mais seis aguardando resultado. Ainda nesta segunda-feira, 29, serão feitas mais duas coletas de materiais para realização de exame. A ADAPAR está tomando as providências e várias ações serão realizadas no município para enfrentar esse foco da doença.

Créditos: Rádio Ampére AM - Julio Cesar Alves - Foto: Wellinton Molinetti

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9