Como parte do trabalho para enfrentar o foco de raiva animal em Ampére, sudoeste do Estado, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) realizaram nesta quarta-feira, 31, a captura de morcegos da espécie hematófagos. Esse tipo do mamífero se alimenta de sangue e ataca outros tipos de animais, como bovinos e equinos. A ação foi realizada na comunidade da Barra do Ampére, próximo ao rio Ampére, em uma furna cadastrada na agência. Um caso de raiva animal foi confirmado no dia 24 deste mês e por isso houve a necessidade de várias ações por parte das autoridades.
A médica veterinária Luiza Coutinho, que é fiscal de defesa agropecuária da unidade de Realeza explicou para a reportagem das Rádios Ampére AM e Interativa FM que foram capturados dois morcegos. "Realizamos esse trabalho na parte da noite para contribuir na contenção desse foco de raiva. Um dos animais será encaminhado para diagnóstico laboratorial. No outro passamos uma pasta vampiricida e ele foi solto para retornar ao abrigo."
Ela comenta que o uso dessa pasta nesse morcego tem por objetivo realizar o controle populacional. "Assim que o animal chega em sua colônia os outros morcegos acabam lambendo esse material e morrem. Essa é uma técnica para realizar o controle e que ajuda a combater a raiva animal."
Luiza comenta outra ação que está ocorrendo no município. "Uma equipe da Adapar já visitou cerca de 50 propriedades na área próxima do foco da raiva. Estivemos orientando produtores nas comunidade de Linha Balsa, São Paulo, Floresta, Florestinha e Scariot. Pedimos para que eles vacinem todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos para evitar problemas com a doença."
Além disso, é aplicado em cada propriedade um questionário para saber se teve morte de animal nos últimos 12 meses, sintomas do animal que entrou em óbito e se existe a presença de morcegos no local ou proximidades. Outra atividade acontece na sexta-feira, 2, quando a Adapar em parceria com o município de Ampére promove uma palestra na comunidade da Linha São Paulo para falar sobre raiva animal e apresentar um balanço das atividades realizadas ao longo da semana para conter o problema. Será às 14h no pavilhão da localidade.
Créditos: Julio Cesar Alves - Foto: ADAPAR