21/08/2019
Primeiros socorros para AVC

Os primeiros socorros para AVC podem evitar sequelas graves, como ficar paralisado ou não falar e, em alguns casos, podem permanecer para toda a vida, diminuindo a qualidade de vida do paciente. Por isso, por isso, é importante socorrer o individuo que está tendo um AVC o mais rápido possível para evitar sequelas.

 

 

Desta forma, deve-se:

1 - Chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o número 192;


2- Verificar se a vítima está respirando, colocando o rosto junto da cabeça do indivíduo para ver, ouvir e sentir o ar, como mostra a imagem 1;


3 - Sentir se o coração está batendo, sentindo os batimentos do coração da vítima no pescoço ou pulso e verificar se esta:

 

 

Verificar se respira e as batidas cardíacas                              Posição lateral de segurança

 

* Inconsciente e respirando - colocar o indivíduo em posição lateral de segurança até chegar a ajuda, como na figura 2.
* Inconsciente e não respira - iniciar a massagem cardíaca para aumentar as chances de sobrevivência. Saiba como fazer em: Como fazer massagem cardíaca.
* Consciente - neste caso é importante explicar à vítima que vai ao hospital para recuperar, procurando mantê-la calma, conversando sempre com ela. ​
​​* Enquanto se aguarda por ajuda médica não se deve levantar ou sentar o paciente, além de ir falando com ele, mesmo que este não lhe responda às perguntas.

Como identificar se é AVC
Para conseguir identificar se o paciente está tendo um AVC pode-se pedir para:

Sorrir - neste caso o paciente pode apresentar a face ou apenas a boca torta, sendo que um dos lados do lábio permanece caído;
Levantar um braço - é comum que o individuo não consiga levantar o braço devido à falta de força, não sendo capaz de o levantar ou levantando muito pouco em relação ao outro, parecendo que está transportando algo muito pesado;
Dizer uma frase pequena - no caso de um AVC, o paciente apresentar fala arrastada, imperceptível ou ter um tom de voz muito baixo. Por exemplo, pode-se pedir para repetir a frase: "O céu é azul" ou pedir para dizer uma frase de uma música.

Face assimétrica                                                            Falta de foça

 

Se o individuo apresentar alguma alteração após dar estas ordens é possível que tenha tido um AVC.

Além disso, é normal que o individuo, apresente outros sintomas como dormência de um lado do corpo, dificuldade em ficar em pé, podendo mesmo cair devido à falta de força dos músculos e pode urinar na roupa, não se apercebendo.

Em alguns casos, o paciente pode apresentar confusão mental, não compreendo ordens muito simples como abrir os olhos ou pegar numa caneta, além de poder ter dificuldade em enxergar e ter dor de cabeça muito forte.

 

Créditos: Tua Saúde - Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9