11/09/2019
Paraguai declara emergência por incêndios florestais em dois departamentos

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, declarou nesta terça-feira (10) emergência nos departamentos de Alto Paraguay e Boquerón devido a incêndios florestais que desafiam as autoridades do país.

 

 

A declaração de emergência tem validade de 60 dias e mobiliza autoridades e Forças Armadas a auxiliarem no combate às chamas.
Os dois departamentos ficam no norte paraguaio, em região conhecida como Chaco, região pantanosa que fica extremamente seca em períodos de estiagem. O Alto Paraguay faz fronteira com a Bolívia e com o Brasil (no Mato Grosso do Sul), enquanto Boquerón é fronteiriço com a Argentina e também com o território boliviano.

Mais de 7 mil focos de incêndio, diz ONG
 
De acordo com a ONG ambientalista WWF Paraguay, há 7.835 focos de incêndio em todo o país. Desses, 1.428 estão no Alto Paraguay e outros 48 em Boquerón.
Há outros departamentos com maior número de queimadas, diz o relatório da agência, como Amambay, Concepción e San Pedro.
Uma reportagem do jornal paraguaio "La Nación", o país teve 1 mil quilômetros quadrados de área queimada. O fogo, segundo a publicação, se alastra pelo país em uma velocidade de 20 km por dia.

Créditos: G1 - MARIO ABDO BENÍTEZ PARAGUAI - Foto:Reprodução internet(ilustrativa)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9