14/09/2019
Meteoro explode no céu e clarão é visto por moradores do noroeste do Paraná

Moradores de várias cidades do noroeste do Paraná dizem que viram um clarão no céu e escutaram um estrondo, como se fosse um trovão, na madrugada desta sexta-feira (13).

O fenômeno foi provocado por um meteoro que entrou na atmosfera da Terra, segundo a Rede de Observação Brasileira de Meteoro - organização que observa esse tipo de acontecimento no Brasil.

 

 

Câmeras de segurança de algumas casas registraram o clarão, e essas imagens causaram uma discussão ainda maior.

 

"Olhamos para o céu e vimos uma bola de fogo passando muito rápido. Depois ela virou vários pedaços e sumiu", contou uma moradora.

"Estava preparando a minha comida para vir trabalhar, por volta das 5h30, ouvi um estrondo, uma forte explosão. Sai para ver o que era, achei que era assalto a banco, mas percebi que a explosão veio do céu", disse um morador de Rondon.

A organização informou que um meteoro entrou na atmosfera da Terra na madrugada, explodiu e partes dele podem ter caído em cidades da região. Ainda não é possível afirmar o local.

Essa organização, que opera uma rede de monitoramento de meteoros, está analisando dados para saber a localização e até o tamanho desse meteoro.

O Observatório Nacional informou que recebeu relatos desse meteoro, mas ainda está investigando para ter mais detalhes do acontecimento.

Informou que a explosão ocorre por causas do impacto com a atmosfera, pois a velocidade pode chegar a mais de 120 mil quilômetros por hora, gerando uma luz forte e som, que é chamado de estampido sônico.

Créditos: G1/Vídeo Catve.com - Foto:Catve.com

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9