Atualizado em 18/09/2019
Reabertura da Estrada do Colono avança mais uma etapa no Senado

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou a reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono.

A via, que está fechada desde 1986 por decisão judicial, encurta distâncias em até 200 km e corta o Parque Nacional do Iguaçu e liga Capanema a Serranópolis do Iguaçu.

Nesta terça-feira (17), a Comissão deu parecer favorável ao projeto e também reconheceu a preocupação dos ambientalistas à reabertura.

"Há nitidamente um conflito sobre o uso da Estrada do Colono, que funcionou por décadas até ser vedada sua utilização a partir de 1986 em função de uma decisão judicial. [...] Se, no início, se defendia sua abertura para escoamento da produção agropecuária, inclusive com o asfaltamento do seu leito e o trânsito de qualquer tipo de veículo sem restrições de horário, atualmente se busca maior integração entre esses interesses e os objetivos do Parque Nacional do Iguaçu, para a preservação da natureza e o desenvolvimento do ecoturismo".

 

 

Para a Comissão, a reabertura da estrada harmoniza-se com a atual situação das áreas protegidas localizadas na Argentina e que abertura da Estrada do Colono fomentaria o ecoturismo nessa região.

O parecer indica ainda um processo similar de reabertura de estrada-parque em São Paulo, que tem 35 km e atravessa uma unidade de conservação de proteção integral, o Parque Estadual Carlos Botelho.

O projeto segue agora para Comissão de Meio Ambiente.

 

Créditos: Catve - Foto:Reprodução(ilustrativa)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9