15/10/2019
Prefeitura de Realeza apresenta projeto para construção de um complexo turístico com praia artificial em Marmelândia

Depois de dois anos e meio de trabalho, a Prefeitura de Realeza apresentou o projeto para construção de um novo complexo turístico na região. O município quer aproveitar o lago formado pela construção da Usina Baixo Iguaçu para criar uma área com prainha artificial, bosque, espaço de camping e lazer e um centro gastronômico às margens do Rio Iguaçu, no Distrito de Marmelândia.

O projeto foi apresentado no último domingo, num evento que buscou mostrar as potencialidades do local. “Queremos dar uma nova perspectiva para essa área, temos um tesouro nas mãos e pretendemos explorá-lo de forma sustentável e atrativa. É uma região muito bonita, à beira da rodovia e com um potencial enorme”, destacou o prefeito Milton Andreolli, no evento.


Desde 2017 a Prefeitura, com apoio da associação comercial, vem trabalhando no projeto, que prevê a construção de uma faixa de areia, locais de caminhada, um píer, quiosques, pontos para embarcações e áreas para acampamento. Do outro lado do lago, a ideia é fazer um restaurante com vista panorâmica de boa parte do rio, além da chamada requalificação da Vila Marmelândia, que inclui a urbanização de todo o Distrito, com melhorias nas ruas e iluminação e a criação de um centro de atendimento ao turista.

 

 

 

No evento de lançamento, a empresa Macuco Ecoaventura, que já opera em Capanema, ofereceu passeios de barco pelo Rio Iguaçu, o que também pode ser trabalhado como um atrativo do novo empreendimento, junto com outros esportes de aventura, como tirolesa sobre o lago e competições de ciclismo e náuticas. Ao meio-dia foi servido almoço na comunidade.

Próximos passos
Concluído o projeto, o governo municipal agora aguarda a licença ambiental do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para exploração da área. As obras devem ser feitas num local que foi indenizado para formação do lago e da margem e que será repassado à Prefeitura.


A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Realeza, Jucelia Garbin, explica que o município já possui recursos da compensação da construção da usina que podem ser aplicados no projeto e também está buscando dinheiro junto ao Ministério do Turismo para realizar parte das obras.

Pontapé inicial
O prefeito Milton Andreolli é realista e sabe que a conclusão de todas as obras pode demorar alguns anos, mas está otimista com o projeto: “Precisamos dar esse primeiro passo, é um pontapé inicial para termos um complexo que vai atrair muita gente pra cá”.


Ele cita a logística – Vila Marmelândia esta localizada nas margens da BR-163, bem próximo da ponte sobre o Rio Iguaçu – como um dos principais fatores para viabilizar o projeto.

 

Créditos: Jornal de Beltrão - Fotos: Prefeitura de Realeza (facebook)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9