18/10/2019
Acusados de matar jovem de Santa Izabel do Oeste em "julgamento" de facção são condenados pela justiça em Cascavel.

Foram a júri popular na quinta-feira (17) no Fórum Estadual de Cascavel, Luan da Silva e Marcelo de Oliveira Novossate. Eles eram acusados da execução de Anderson Carneiro, de 17 anos, morador de Santa Izabel do Oeste, encontrado morto dia 19 de agosto de 2018 na zona norte de Cascavel. A acusação era de homicídio qualificado com as qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.

O corpo de Anderson tinha ferimentos de faca nas costas e no pescoço. Conforme os autos do processo, a vítima teria sido morta por vingança pela morte de um membro de uma facção criminosa, Luiz Fernando de Carvalho de Oliveira, 25 anos, vulgo Pará, em Realeza, no dia 12 de agosto de 2018. A prática é conhecida como “tribunal do crime” dentre os criminosos.

Além da acusação por homicídio, a dupla responde no mesmo processo por integrar facção criminosa, constando nos autos que “são membros ativos e com funções de destaque na organização criminosa, dedicados membros da nominada facção, com atividade voltada à prática de infrações penais”.

 



O júri deveria ter acontecido no dia 8 de agosto, mas o advogado dos réus não compareceu e por isso foi transferido.

Luan e Marcelo estão presos na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) e, devido ao alto nível de periculosidade da dupla, na ocasião anterior havia sido solicitado reforço na escolta dos acusados da PEC ao Fórum.

Ambos foram condenados no júri pelos crimes de organização criminosa e homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e dificuldade de defesa da vítima), Marcelo recebeu pena de 40 anos e 9 meses de reclusão, e Luan pena de 26 anos, 9 meses e 21 dias de reclusão. Os dois permanecem presos, e recorreram da decisão.



Na época, em operação da Polícia Civil de Cascavel com apoio dos policiais de Realeza, o tio de Anderson, Elias Carneiro, 29 anos, conhecido como Elias Maluco, foi preso em Santa Izabel do Oeste por tráfico de drogas, e suspeito de envolvimento na morte do próprio sobrinho. Em setembro de 2019, a tia de Anderson, Marta Luiza Carneiro, 37 anos, morreu após ser baleada na frente do seu bar em Santa Izabel do Oeste.

Créditos: Rádio Clube com Jornal O Paraná - Foto: CGN.

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9