20/10/2019
Parto inesperado: Bebê nasce em sala de UPA em Cascavel

"Ela chegou parindo. Foi tudo rápido", disse o médico e diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veneza, Jyoti Guiot, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, onde foi realizado um parto pela primeira vez, na sexta-feira (18).
Segundo o médico, a mãe não fez o pré-natal e não sabia quando a filha nasceria. A equipe da UPA identificou que a grávida estava em trabalho de parto avançado e preparou uma sala de procedimentos.
 “Na mesma hora colocaram ela numa maca. Acionamos o Samu para levar a mulher para o hospital, mas já preparamos o ambiente”, explicou.
 
De acordo com Guiot, depois da correria, a menina nasceu saudável e com 2 quilos.

 


 

Pré-natal
 
Com a falta do pré-natal, segundo o médico, a equipe que realizou o atendimento não tinha informações sobre as condições de saúde do bebê.
 

“A gente fica preocupado porque o pré-natal é muito importante", destacou Guiot.
 
Quanto mais cedo a gestante começar o acompanhamento, melhor para prevenir e identificar possíveis doenças tanto na mãe como no bebê, segundo o diretor técnico.
"Com o acompanhamento a gente sabe o tamanho e peso da criança. Tem exame que até identifica se o bebê tem síndrome de Down. Também são feitos testes para saber se a mãe tem HIV. Se positivo, é possível evitar a transmissão do vírus para a criança."

Rotina de médico
 
O médico explicou que a pressão de trabalhar em uma UPA é diária, mas a situação foi totalmente diferente.
A unidade do Jardim Veneza atende, entre adultos e crianças, cerca de 500 pessoas por dia.
 

“Estamos acostumados a lidar com essa correria. A surpresa é que sempre lidamos com doentes e dessa vez a equipe trouxe uma vida ao mundo."
 Segundo o diretor técnico, o parto parou a UPA. O caso ainda chamou a atenção porque ocorreu na sexta-feira, no Dia do Médico.


“Foi um presente. A unidade inteira parou para ver e todos queriam tirar foto com a bebê. Foi um momento legal porque não é uma coisa comum", contou.


A equipe médica analisou o caso e decidiu que seria melhor fazer o parto na UPA, do que correr o risco de acontecer dentro da ambulância.
De acordo com Guiot, essa era a terceira gestação da mãe e por isso a probabilidade de dar algum problema no parto era menor.
O médico disse ainda que a mãe estava muito tranquila.
A equipe médica que fez o parto contou com médicos, entre eles uma pediatra, uma enfermeira e residentes. Segundo o diretor técnico, todos já tinham acompanhado ou realizado um parto.
A mãe e a criança foram transferidas para a maternidade de um hospital da cidade.

Créditos: Por Mari Kateivas, G1 PR — Foz do Iguaçu - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cascavel

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9