Atualizado em 01/11/2019
Governo do Estado lança programa Ilumina Paraná

Com parceria da Copel, o Governo do Paraná lançou nesta quinta-feira (31) o Programa Ilumina Paraná, que vai permitir que municípios do Estado modernizem seus sistemas de iluminação pública – aumentando a segurança e reduzindo a conta de energia elétrica.

O programa foi apresentado aos prefeitos presentes no evento Governo 5.0, que acontece esta semana em Foz do Iguaçu, e resulta de uma parceria entre Paranacidade, Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e Copel.

O programa abrange a eficientização energética da iluminação pública em municípios com até 10 mil pontos de iluminação, por meio de linhas de crédito do BRDE e Fomento Paraná, no valor de R$ 100 milhões.

 

 

“O Ilumina Paraná traz aos municípios uma gestão inteligente dos sistemas de iluminação pública”, afirma Camila Scucato, diretora de operações do Paranacidade, que coordena o programa. “Além de tornar as cidades mais sustentáveis, a eficientização da iluminação também aumenta a segurança no trânsito e nos passeios, reduz a criminalidade e permite uma economia de até 50% na conta de energia dos municípios”.

Aos municípios aptos ao financiamento, o programa oferecerá a substituição de lâmpadas e luminárias convencionais por modelos mais eficientes, como as baseadas em tecnologia LED. O programa também contempla a remoção e descarte adequado dos equipamentos existentes e, se necessário, a substituição dos braços de fixação das luminárias.

Municípios que tenham interesse no programa devem formalizar sua adesão na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Posteriormente, o município escolherá seu agente finaceiro (BRDE ou Fomento Paraná) e promoverá licitação para contratar a instalação do novo sistema.

PPP – Individualmente ou organizados em consórcios, municípios que somem parques com mais de 10 mil pontos de iluminação também terão a alternativa de firmar Parceria Público-Privada para modernizar seus sistemas, utilizando recursos da Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Para tanto, devem procurar pela Copel, que prestará consultoria e apoio na estruturação do projeto.

“A Copel prestará suporte técnico em toda a extensão do programa, tanto no processo de modernização dos sistemas de iluminação em cidades pequenas, com até 10 mil pontos de luz, como nas grandes, que poderão eficientizar seus sistemas por meio de PPPs intermediadas pela Companhia”, explica Cássio Santana da Silva, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel.

Mais informações sobre o Ilumina Paraná podem ser obtidas no site www.paranacidade.org.br.

Os requisitos para montar projetos de PPP com a Copel estão disponíveis em www.copel.com/iluminacaopublica.

 

Créditos: Agência de Notícias do Paraná

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9