26/11/2019
Inmet publica alerta de tempestades para o Paraná nesta terça-feira(26)

A terça-feira, 26, começou com com céu encoberto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestade, com risco de granizo, a partir das 12h até às 23h59 de hoje. A previsão de chuvas fica entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo atingir diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – confira abaixo no mapa.

Com os temporais, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Os temporais devem atingir a região Oeste e Sudoeste do Paraná, além de uma faixa do Sul do estado. Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Guaíra, Palotina e Cascavel podem ser atingidas.

Já em Santa Catarina, as regiões Norte e Oeste devem ser atingidas. Além disso, o Planalto Sul e o Litoral Sul também podem registrar ocorrências. Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba devem ficar atentas.

 

 

O Rio Grande do Sul também pode sofrer com a chuva. Além da capital Porto Alegre, outras cidades como Caxias do Sul, Erexim e Bento Gonçalves estão na área do alerta.

RECOMENDAÇÕES PARA A TEMPESTADE

O boletim do Inmet traz orientações sobre como proceder em situações de tempestade, como por exemplo, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores em caso de rajadas de vento. Isso porque há risco de queda e descargas elétricas. Os veículos não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de transmissão.

Por fim, para mais informações sobre o que não fazer durante uma tempestade, fale com a Defesa Civil (telefone no 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O Inmet classifica seus avisos de quatro formas. A cor verde quer dizer que nenhum fenômeno está previsto. Já a cor amarela representa perigo potencial.

Por fim, a cor laranja apresenta perigo, enquanto a cor vermelha significa ‘grande perigo’. Ao todo, 295 municípios do estado estavam sob o sinal laranja do Instituto – o que significa perigo.

Créditos: Bem Paraná - Foto: Daniel Castellano/SMCS

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9