03/12/2019
Incidência de HIV em Cascavel é maior do que a média nacional, diz Ministério da Saúde

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que a cada 100 mil moradores de Cascavel, no oeste, 22 são portadores do vírus HIV. No Brasil são 18 casos para cada 100 mil habitantes e no Paraná são 17 para cada 100 mil.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até novembro, foram registradas 129 notificações de HIV.
Em todo o ano de 2018, foram 152 casos em Cascavel, segundo o Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias (Cedip) do município .
"Cascavel é uma cidade de porte médio. Tem uma grande circulação de pessoas, é um setor de rota de mercadorias, de tráfico de drogas. São N situações que levam a cidade ter uma incidência maior", disse a coordenadora Cedip, Josana Dranka.

 


Uma pesquisa realizada no município, entre 2009 e 2019, aponta que os jovens são os mais vulneráveis. Em 47,5% dos casos, os pacientes têm entre 20 e 34 anos de idade.
Pessoas que têm entre 35 e 49 anos representam 30,5% dos casos registrados, segundo a secretaria.
"Também é uma cidade com um grande índice de população jovem, com vida sexual ativa. E se não está tendo prevenção, as pessoas acabam ficando mais vulneráveis", explicou Dranka.
De acordo com a pesquisa, do total de pessoas portadoras do vírus, 63,3% são homens. Além disso, as principais vítimas são pessoas heterossexuais, elas representam 65,3% dos pacientes. 
A coordenadora do Cedip, explica que é possível controlar a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) por meio de medicação.
Conforme o Cedip, mais de 1,2 mil pessoas com Aids fazem tratamento no município. Dessa forma, o portador pode ter uma vida normal e não transmitir o vírus do HIV.
Os testes de HIV podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Cedipe de Cascavel. Segundo Dranka, os exames e tratamento são realizados sob sigilo.
O pior problema, segundo a coordenação do Cedip, é que muitas pessoas acham que são imunes ao vírus. Além disso, quando o resultado é positivo, alguns pacientes evitam o tratamento.


Sífilis
Em 2018, o levantamento apontou que a cada 100 mil habitantes, 159 foram diagnosticados com sífilis em Cascavel.
O número é o dobro da média nacional. No país a pesquisa mostrou que esse índice é de 78,8 a cada 100 mil habitantes. No Paraná a média é de 87,5 a cada 100 mil moradores.
"São doenças sérias, muitas vezes tratadas com muito preconceito, muito tabu, e isso faz com que as pessoas não se cuidem. Não fazem o teste porque, nos casos positivos, tem medo de se tratar", destacou a coordenadora.

Créditos: Por RPC Cascavel - G1 PR - Foto:Reprodução ilustrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9