A Câmara de Vereadores de Pato Branco aprovou, em primeira votação, projeto de lei que proíbe soltar fogos de artifício no município. De autoria do vereador Carlinhos Polazzo (Pros), o projeto proíbe a soltura de fogos de artifício que produzem estrondo maior que 80 decibéis. Com a plenária da casa tomada por apoiadores do projeto e defensores de animais, o debate durou cinco horas. Inscrita na Tribuna Livre, a veterinária Karine de Oliveira Pacheco fez uma defesa emocionante do projeto. Ao final destacou que “Pato Branco sai na frente, dando exemplo para a região, seguindo outros cem municípios do Brasil que já aprovaram leis semelhantes”, declarou. Elza Pfaffenzeller, integrante de uma associação de protetores de animais, destacou que “a aprovação do projeto é um marco na história de Pato Branco”.
O vereador Carlinhos explicou que a lei não proíbe a soltura de todos os tipos de fogos, “mas apenas aqueles com estampido maior, que são os que prejudicam animais e pessoas pelo barulho”, sublinhou. A lei segue agora para a segunda votação e depois para o prefeito Augustinho Zucchi (Podemos).
Francisco Beltrão
Na Câmara de Francisco Beltrão um projeto nesse sentido chegou a ser debatido. Mas foi retirado antes de qualquer votação.
Créditos: Jornal de Beltrão - Beto Rossatti - Foto:Reprodução internet(ilustrativa)