21/01/2020
Dermatite: o que é e quais os diferentes tipos

A dermatite é uma reação da pele que pode ser causada por diferentes fatores, podendo gerar sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente, que podem aparecer em diferentes áreas do corpo.

A dermatite pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês, principalmente por alergia ou contato da fralda com a pele, e pode ser causada pelo contato com alguma substância que cause alergia, efeito colateral de algum medicamento, má circulação sanguínea ou pele muito seca, por exemplo.

A dermatite não é contagiosa e o seu tratamento depende do tipo e causa, podendo ser feito com remédios ou cremes prescritos pelo dermatologista.

Principais tipos de dermatite

Os principais tipo de dermatite podem ser identificados de acordo com os seus sintomas ou causas, podendo ser divididos em:

1. Dermatite atópica

A dermatite atópica é um tipo de dermatite crônica da pele caracterizada pelo aparecimento de lesões vermelhas e/ou acinzentadas, que causam coceira e, por vezes, descamação, especialmente em dobras de pele, como atrás dos joelhos, virilhas e dobras dos braços, sendo muito comum em crianças.

Ainda não se sabe ao certo quais as causas que estão na origem da dermatite atópica, mas sabe-se que é uma doença hereditária relacionada com a resposta imunológica. Veja mais sobre dermatite atópica.

Como tratar: normalmente, os sintomas da dermatite atópica podem ser controlados com cremes ou pomadas com corticoide, depois de hidratar bem a pele de todo o corpo. Em alguns casos severos, o médico pode recomendar a ingestão de corticoides orais.

2. Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é um problema de pele que afeta maioritariamente o couro cabeludo e regiões oleosas da pele, como os lados do nariz, orelhas, barba, pálpebras e peito, causando vermelhidão, manchas e descamação. Não se sabe ao certo o que causa a dermatite seborreica, mas parece estar relacionada com o fungo Malassezia, que pode estar presente na secreção oleosa da pele e com uma resposta exacerbada do sistema imune.

Como tratar: o médico pode recomendar a aplicação de cremes, shampoos ou pomadas que contenham corticoides, e produtos com antifúngico na composição. Se o tratamento não resultar ou se os sintomas voltarem, pode ser necessário tomar antifúngicos em comprimido. Veja mais sobre o tratamento.

3. Dermatite herpetiforme

A dermatite herpetiforme é uma doença de pele auto-imune causada pela intolerância ao glúten, que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas que provocam sensação de queimação intensa e coceira.

Como tratar: o tratamento deve ser feito com uma dieta pobre em glúten, devendo-se eliminar o trigo, a cevada e a aveia da alimentação. Em alguns casos, o médico pode prescrever um remédio chamado dapsona, que tem efeitos imunossupressores, reduzindo a coceira e a erupção cutânea.

Saiba mais sobre a dermatite herpetiforme.

4. Dermatite ocre

A dermatite ocre ou dermatite de estase, ocorre geralmente em pessoas com insuficiência venosa crônica e caracteriza-se pelo aparecimento de uma coloração arroxeada ou marrom nas pernas e tornozelos, devido ao acúmulo de sangue, especialmente no caso de varizes.

Como tratar: o tratamento, geralmente, é feito com repouso, utilização de meias elásticas e elevação das pernas. Além disso, o médico pode indicar remédios com hesperidina e diosmina na composição, indicados para o tratamento dos sintomas causados pela insuficiência venosa. Saiba mais sobre o tratamento.

5. Dermatite alérgica

A dermatite alérgica, também conhecida como dermatite de contato, provoca o surgimento de bolhas, coceira e vermelhidão em locais da pele que estiveram em contato direto com uma substância irritante, como, por exemplo, bijuteria ou produtos cosméticos. Saiba como identificar uma a dermatite alérgica.

Como tratar: deve-se evitar o contato entre a pele e a substância alérgena, aplicar cremes emolientes que nutram e protejam a pele e, em alguns casos, pode ser necessário aplicar pomadas com corticoide e/ou fazer um tratamento com remédios anti-histamínicos.

6. Dermatite esfoliativa

A dermatite esfoliativa é uma inflamação grave na pele que provoca descamação e vermelhidão em grandes áreas do corpo, como peito, braços, pés ou pernas, por exemplo. Geralmente, a dermatite esfoliativa é causada por outros problemas crônicos de pele, como psoríase ou eczema, mas também pode ser causado pelo uso excessivo de remédios como penicilina, fenitoína ou barbitúricos, por exemplo. Saiba mais sobre a dermatite esfoliativa.

Como tratar: geralmente é necessário internamento hospitalar, onde são administrados remédios corticoides diretamente na veia e oxigênio.

Outros tipos de dermatite

Além dos tipos de dermatite descritos acima, existem ainda outros tipos comuns de dermatite que incluem:

  • Dermatite de fralda: também pode ser conhecida como assadura e é caracterizada pela irritação da pele do bebê na área coberta pela fralda devido ao contato da pele com o plástico da fralda, e que pode ser tratada com pomadas para assadura e limpeza adequada do local;
  • Dermatite perioral: é caracterizada pelo aparecimento de manchas irregulares rosadas ou avermelhadas na pele ao redor da boca, mais comum em mulheres entre os 20 e os 45 anos;
  • Dermatite numular: consiste no surgimento de manchas arredondadas que ardem e coçam, que evoluem para bolhas e crostas, devido ao ressecamento da pele e infecções bacterianas, e que pode ser tratada com antibióticos, cremes e injeções de corticoides.

Em qualquer tipo de dermatite é recomendado consultar o dermatologista para fazer o diagnóstico correto do problema e iniciar o tratamento adequado.

Créditos: Tua Saúde - Drª. Aleksana Viana-Dermatologista

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9