21/01/2020
Entenda como o seu humor impacta diretamente a saúde mental do seu filho

Uma nova pesquisa vincula os níveis de estresse e o humor dos pais ao desenvolvimento das crianças das principais formas. Leia o relato desta mãe e psicóloga: 

"Meu marido costuma me lembrar que eu sou o centro de nossa família e meu humor afeta todos que vivem sob nosso teto. É uma responsabilidade que não me anima muito. Todos os dias, o impacto que minha saúde mental e felicidade têm nos meus filhos é uma força motriz por trás de minha visão da vida e de como me expresso e trato os outros.

Bem, agora um novo estudo da Michigan State University, publicado nos periódicos Early Childhood Research Quarterly e Infant and Child Development, encontra uma forte ligação entre o humor dos pais e a saúde mental e o desenvolvimento das crianças, tanto mentais quanto comportamentais. 

O estudo analisou 730 famílias, principalmente de baixa renda, e o estresse relacionado aos pais. Usando questionários que pediam aos participantes que classificassem afirmações como 'Sinto-me preso pelas minhas responsabilidades como mãe' ou 'Às vezes sinto que meu filho não gosta de mim', os pesquisadores determinaram que, quando os pais estão significativamente estressados ??e apresentam sintomas depressivos, o desenvolvimento da linguagem é afetado negativamente.

 

 

Especificamente, as crianças tinham habilidades de linguagem mais baixas aos 3 anos de idade. E, embora ambos os sexos tenham pontuações mais baixas nos testes de cognição, curiosamente, o estresse e a saúde mental relacionados aos pais pareciam impactar o desenvolvimento da linguagem dos filhos mais do que o estresse das mães, de acordo com o Psychology Today. Também interessante é que, mesmo quando a influência positiva de uma mãe foi levada em consideração, o humor do pai ainda era importante.

O estudo também descobriu que a saúde mental de mães em geral teve um efeito igualmente significativo nos problemas de comportamento de crianças pequenas. Curiosamente, a depressão dos pais durante os anos de infância de seus filhos foi mais influente nas habilidades sociais posteriores das crianças do que nos sintomas de suas mães.

A depressão dos pais durante os anos de infância de seus filhos foi mais influente nas habilidades sociais posteriores das crianças (Foto: Getty Images)

A pesquisadora principal Claire Vallotton, professora associada de desenvolvimento infantil da Michigan State University, comentou as descobertas em um comunicado, dizendo: 'Existe toda essa ideia que surgiu de pesquisas anteriores de que os pais realmente não têm efeitos diretos nos filhos, que meio que criam o ambiente familiar e que as mães que afetam o desenvolvimento das crianças, mas aqui mostramos que os pais também tem um impacto diretamente nos filhos, tanto a curto como a longo prazo'.

Os pesquisadores sugerem que os pais que estão passando por mais estresse podem não estar tão envolvidos com o que está acontecendo com seus filhos, o que pode levar a atrasos na cognição e problemas comportamentais. 

A conclusão das descobertas para os pais, de acordo com a pesquisadora Tamesha Harewood, é simplesmente a seguinte: 'Você é importante para seus filhos, por isso precisa se cuidar'. Os pais não devem se sentir 'menos masculinos' porque precisam de ajuda".

Créditos: Revista Pais&Filhos - Foto: Getty Images

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9