20/02/2020
Principais sintomas da Dengue clássica e hemorrágica

Os primeiros sintomas da dengue geralmente são pouco específicos e incluem febre alta e mal estar geral, que surgem cerca de 3 dias após a picada do mosquito Aedes aegypti.

Dessa forma, além dos sinais que surgem, é muito importante ficar atento para a evolução dos sintomas da dengue e assim ajudar o médico a distinguir de outras doenças como gripe, resfriado, malária ou meningite, por exemplo, iniciando o tratamento adequado rapidamente.

Como saber se é dengue

 

 

Se acha que pode estar com dengue, selecione os seus sintomas, para saber qual o risco:

Em caso de suspeita de deve-se beber bastante líquidos e ir ao médico para confirmar a infecção. Nesse caso, o único medicamento que pode ser tomado é o Paracetamol para aliviar as dores e a febre, já que a aspirina pode causar hemorragia.

Confira uma lista com os medicamentos que não devem ser usados para alivia os sintomas de dengue.

1. Dengue clássica: sintomas específicos

Os sintomas da dengue clássica são semelhantes aos da Zika, mas normalmente são mais intensos e duram cerca de 7 a 15 dias, enquanto a Zika costuma desaparecer em até 1 semana. No entanto, em qualquer um dos casos, é importante ir ao médico para que faça o diagnóstico adequado da doença e dê orientações do tratamento a ser seguido.

Os sintomas da dengue clássica geralmente incluem:

Febre Alta

A febra alta tem início súbito e a temperatura corporal fica em torno de 39 a 40ºC. A febre significa que o corpo está começando a combater o vírus através da produção de anticorpos, e, por isso, é importante iniciar o repouso para que as energias do corpo sejam concentradas em eliminar o vírus.

Como aliviar: deve-se utilizar remédios que regulem a febre, como o Paracetamol, de preferência indicados pelo médico. Além disso, também pode ajudar colocar panos úmidos na testa, na nuca e nas axilas ou tomar banhos levemente frios, para diminuir a temperatura corporal.

Náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos são outros sintomas comuns da dengue, que acontecem devido ao mal estar geral causado pela doença, que também provoca falta de apetite, especialmente perante cheiros fortes.

Como aliviar: deve-se consumir apenas pequenas quantidades de alimentos de cada vez, evitando consumi-los muito quentes ou muito gelados, pois eles pioram o mal estar. Além disso, deve-se preferir alimentos fáceis de mastigar e digerir, evitando o excesso o sal, pimenta e temperos em geral.

Dor de cabeça e no fundo dos olhos

A dor de cabeça costuma afetar principalmente a região dos olhos e tende a piorar com o movimento e esforço da vista.

Como aliviar: tomar remédios contra a dor, como paracetamol, colocar compressas de água morna na testa ou tomar chás de gengibre, erva doce, alfazema ou camomila. Veja outras opções de remédios caseiros para dor de cabeça.

Manchas vermelhas na pele

As manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, na qual é observada o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.

No posto médico, a prova do laço pode diferenciar os sintomas da dengue e da Zika, pois na dengue ocorre formação de mais manchas vermelhas na área avaliada pelo médico. Veja mais sobre como é feita a prova do laço.

Como aliviar: as manchas da dengue desaparecem com o evoluir do tratamento e, por isso, não precisam de tratamento específico. No entanto, é importante evitar pancadas na pele, já que podem causar sangramento.

Mal-estar e cansaço extremo

Devido à luta para combater o vírus, o corpo gasta mais energia e provoca a sensação de cansaço extremo. Além disso, como normalmente o paciente passa a se alimentar mal durante a doença, o corpo fica ainda mais fraco e cansado.

Como aliviar: Deve-se descansar o máximo possível, beber bastante água para facilitar a eliminação do vírus e evitar ir para o trabalho, para a aula ou fazer atividades que exigem esforços em casa.

Dor abdominal, nos ossos e nas articulações

A dor abdominal ocorre principalmente em crianças, enquanto a dor nos ossos e nas articulações costuma afetar todos os pacientes. Além de dor, a região afetada também pode ficar levemente inchada e avermelhada.

Como aliviar: Usar medicamentos como o Paracetamol e Dipirona para aliviar a dor e colocar compressas frias na região para ajudar a desinchar as articulações.

2. Dengue hemorrágica: sintomas específicos

Os sintomas podem aparecer até 3 dias após os sintomas da dengue clássica e incluem sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos, vômitos persistentes, urina com sangue, agitação ou confusão.

Além destes sintomas, em alguns casos, também é possível o surgimento de outros sinais como pele úmida, pálida e fria, assim como diminuição da pressão arterial.

O que fazer se suspeitar de dengue hemorrágica: Deve ir imediatamente para o hospital para receber o atendimento adequado, porque esta é uma situação grave que pode levar à morte se não for devidamente tratada no ambiente hospitalar.

Como é feito o tratamento

O tratamento da dengue é feito com analgésicos e antitérmicos, sob orientação médica, tais como Paracetamol e Dipirona para aliviar os sintomas. Não se deve tomar nenhum medicamento à base de Ácido Acetilsalicílico, como aspirina ou AAS, porque podem provocar hemorragia. Para completar o tratamento é recomendado também repouso e ingestão de líquidos mas o tratamento da dengue hemorrágica deve ser feito no hospital, com o uso de medicamentos e, se necessário, transfusão de plaquetas. Veja outras dicas para se recuperar mais rápido depois da picada do mosquito Aedes aegypti.

Porém, nos casos mais graves, que necessitam de internamento hospitalar, a dengue pode complicar, podendo ser observado desidratação problemas no fígado, no sangue, coração ou respiratórios. Veja quais as 5 Doenças que podem ser Causadas pela Dengue.

Sintomas da Dengue em bebês

Em bebês e crianças pode ser mais difícil de diferenciar esta doença de outras infecções comuns, por isso se o bebê apresentar febre alta repentina deve ser levado ao posto de saúde mais próximo ou pediatra, para que ele possa solicitar um exame de sangue e indicar o tratamento que poderá incluir a toma de Paracetamol ou Dipirona.

Os sintomas em bebês podem ser:

  • Febre alta, de 39 ou 40ºC;
  • Prostração ou irritabilidade;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia e vômito.

O que fazer se suspeitar que o bebê está doente: Deve levar o bebê ao pediatra, ao posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento - UPA para que a doença seja diagnosticada por um médico.

Geralmente, o tratamento é feito em casa, oferecendo muitos líquidos ao bebê ou a criança, como água, chá e sucos. Além disso, é importante oferecer um alimentação de fácil digestão, como legumes e frutas cozidas, e frango ou peixe cozido. No entanto, a criança também pode não apresentar sintomas, dificultando seu diagnóstico. Saiba como saber se a criança está com dengue.

Para saber a diferença, veja quais são os sintomas da gripe.

Para evitar e prevenir a dengue é muito importante virar todas as garrafas com a boca para baixo, colocar terra nos pratos das plantas ou manter o quintal sem poças de água parada, uma vez que este são ótimos ambientes para o desenvolvimento de larvas do mosquito. Saiba mais em Saiba como é Feita a Transmissão da Dengue

Créditos: Tua Saúde - Drª Sylvia Hinrichsen-Infectologista - Imagem: Reprodução internet ilustrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9