A canela pode ser usada como planta medicinal porque possui propriedades que melhoram a saúde do indivíduo.
Os principais benefícios da canela incluem:
A canela pode ser utilizada de diversas maneiras, uma delas é polvilhar a canela em pó sobre sobremesas, cremes, mousses e mingau tendo assim todos os benefícios da canela em pó. Uma outra forma de consumir a canela é em forma de chá. Confira a receita do Chá de gengibre e canela para tosse.
Para ter todos os benefícios da canela para saúde basta o consumo de 1 colher de café de canela em pó por dia.
As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é usar como tempero em carne, peixe, frango e até tofu. Para isso basta moer, 2 estrelas de anis, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela. Guarde o tempero na geladeira e ele fica pronto a usar em qualquer ocasião.
Outra forma bem popular é o chá de canela. Para fazer coloque 1 pau de canela em uma xícara de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições.
Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para baixar naturalmente a glicose do sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer. Veja como fazer a dieta da canela para perder até 4 kg por mês.
A canela tem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, ela ainda estimula as defesas do corpo, tendo ação antiespasmódica, anestesia e probiótica. Por isso, a canela é boa para melhorar a circulação, reduzir o colesterol, aumentar a resistência ao stress, melhora a ação da insulina, melhora a energia mental, a concentração e a motivação pessoal. Também é boa para secar o catarro, é rica em magnésio e controla a dor e a rigidez muscular.
Os efeitos colaterais da canela incluem alergias e irritação na pele, e não deve ser consumida em caso de úlceras gástricas ou intestinais. A canela também não deve ser consumida durante a gravidez porque favorece a contração uterina que pode levar ao aborto ou parto prematuro.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bater os ovos, o açúcar, o leite e o óleo por cerca de 5 minutos no liquidificador. Em seguida, acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó, batendo mais um pouco para misturar tudo. Por último, passar a massa para um recipiente, juntar as bananas amassadas e as nozes trituradas e mexer bem até a massa ficar uniforme.
Colocar a massa em uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourar. Em seguida, polvilhar canela por cima do bolo.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Lavar as maçãs e retirar a parte central, onde está o talo e as sementes, mas sem partir as maçãs. Colocar as maçãs em um refratário próprio para forno, colocando um pau de canela no centro e polvilhando com açúcar. Levar ao forno a 200ºC durante 15 minutos ou até as maçãs ficarem bem macias.
Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista - Foto:Reprodução internet ilustrativa