10/03/2020
Crotalária: Planta ajuda a proteger cidade contra o mosquito da dengue

Tem um município da região central do Paraná investindo numa espécie de planta que promete ajudar a diminuir os casos de dengue. é a planta crotalária, que atrai as libélulas, principais predadoras do Aedes Aegypti. Em Laranjeiras do Sul, até um concurso nas escolas foi criado pra estimular o plantio da crotalária.

Olhando assim, a planta parece comum. Ela cresce em arbustos altos e gera flores de cor amarela chamativa. Mas não são apenas os olhares que a crotalária atrai. ela também traz pra perto os insetos que se alimentam do mosquito da dengue.

 

 

Em Laranjeiras do Sul, as crotalárias tem se espalhado pelas moradias e pelas escolas. Um programa de incentivo ao plantio vem sendo colocado em prática nas 22 escolas municipais e Cmeis. Numa competição, os alunos que tiverem o quintal mais limpo e a crotalária mais desenvolvida ganha prêmios, como tablets e brinquedos. o investimento acontece em parceria entre o município e o Lions Club.

A crotalária tem sido utilizada como estratégia pra atrair predadores do Aedes Aegypti em dezenas de outros municípios do país. Não há estudos científicos comprovando a eficácia da planta na diminuição de infestações, mas os especialistas afirmam que o resultado é visível. Segundo a engenheira, também não há contraindicações no plantio da espécie.

Para o prefeito a medida pode servir como exemplo para outros municípios que lutam contra dengue.

Créditos: Redação Tarobá News - Reportagem Carlos Turmina - Foto:Reprodução internet ilustrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9