A prefeitura de Ampére confirmou que existe uma criança de 2 anos do sexo masculino com suspeita de coronavírus. O caso foi revelado em entrevista ao vivo nesta segunda feira, 16, na Rádio Ampére pelo prefeito Zuca Luquini, pelo secretário de Saúde Robson Sari e pela diretora clínica do Hospital Santa Rita Dra Licéia Bono. O garoto viajou com familiares para o Espirito Santo e teve contato com pessoas que haviam retornado da Itália, país que tem registrado vários casos com mortes.
Na manhã desta segunda ocorreu uma reunião coordenada pela secretaria de Saúde para definir as ações a serem adotadas no município. Entre o que foi decidido está o protocolo de atendimento nas unidades de saúde das pessoas que tiverem sintomas do coronavírus, que são: tosse, febre e dificuldade para respirar. A recomendação que se faz é que as pessoas evitem aglomerações e que em caso de suspeita procurem o posto de saúde do bairro onde reside.
O prefeito disse que a administração monitora a doença há alguns dias e que essa reunião serviu para organizar todo o sistema de saúde para enfrentar esse problema. “Nós estamos preocupados com esse fato e temos uma pessoa que está sendo monitorada com suspeita da doença. Ela teria viajado para o Espirito Santo e voltado com os sintomas. A criança está em casa e o resultado do exame deve sair em até 48 horas.”
Zuca ainda informou que a cidade é um polo industrial e recebe muitos visitantes de outros estados e até países para fazer negócios nas indústrias, e por isso é necessário tomar atitudes de prevenção. “Estamos orientando as empresas para adotar algumas medidas, como orientar os funcionários a higienizar bem as mãos várias vezes ao dia e em caso de suspeita que a pessoa procure atendimento médico.”
As aulas nas escolas das redes municipal, estadual e particular estão mantidas. A Faculdade de Ampére também informou que todas as atividades acadêmicas presenciais na instituição estão mantidas nessa semana.
Créditos: Rádio Ampére AM - Foto: Rádio Ampére