26/03/2020
Dica de saúde: 6 alimentos que aumentam a imunidade

Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

Esses alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas como câncer, além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo.

Assim, alguns alimentos com excelentes propriedades que podem ser indicados para aumentar o funcionamento do sistema imune são:

 

 

1. Morango

O morango é rico em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que aumenta a produção de células do sistema imune, aumentando a resistência a infecções.

Alguns estudos indicam que a vitamina C pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas, sendo recomendado consumir entre 100 a 200 mg de vitamina C por dia, a fim de prevenir doenças. Outros alimentos ricos em vitamina C são, por exemplo, o brócolis, a acerola, a laranja ou o kiwi. Veja outros alimentos ricos em vitamina C para incluir na dieta.

2. Batata-doce

A batata-doce é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação.

Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina A para adicionar à alimentação.

3. Salmão

Por ser rico em ômega 3, o salmão favorece na regulação das células de defesa do sistema imune, além de possuir fortes propriedades anti-inflamatórias que melhoram toda a saúde em geral, em especial o sistema cardiovascular. Veja outros alimentos ricos em ômega 3.

4. Sementes de girassol

Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a proteger as células do organismo contra substâncias tóxicas, radiações e radicais livres. 

Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imune.

5. Iogurte natural

O iogurte natural é rico em probióticos que são bactérias "boas" para o intestino, ajudando a regular a resposta do sistema imune perante um agente infeccioso, além de fortalecer e aumentar todas as defesas do corpo.

Confira outros benefícios dos probióticos para a saúde.

6. Frutos secos

Os frutos secos, como as amêndoas, os amendoins, a noz do Pará ou a castanha de caju, são ricos em zinco, que atua na reparação de tecidos e cicatrização de feridas.

Além disso, o zinco também tem um papel fundamental no desenvolvimento e ativação dos linfócitos T, que são células de defesa muito importantes para o sistema imune.

Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9