Atualizado em 08/04/2020
Receita do dia: Nhoque de Batata

Quer aprender a fazer a sua própria massa? Comece pelo tradicional nhoque de batata. Esta versão é mais fácil de preparar do que você imagina!

Nhoque de Batata

Ingredientes

4 batatas asterix grandes
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de sal
1 ovo
1 gema
1 kg de sal grosso

Modo de Preparo

 

 

 Desagrupados

Em uma assadeira de cerca de 30cm, forre com o sal grosso, arranje as batatas lado a lado e leve ao forno alto (220 °C) para assá-las por cerca de 1 hora ou até que estejam macias. Espete com um garfo para testar.
Retire as batatas do forno e as corte ao meio no sentido vertical. Com um pano de prato, segure metade de uma batata, raspe todo seu interior com uma colher e o coloque em uma tigela grande. Descarte a casca.
Ao terminar de raspá-las, amasse o recheio com um amassador, ou utilize o espremedor de batatas. O resultado deve ser um purê sem grumos. Se necessário, passe por uma peneira. É importante fazer esse processo com as batatas ainda quentes ou a massa não vai chegar na consistência desejada.
Junte ao purê o ovo, a gema, o parmesão e o sal e misture bem. Vá misturando a farinha aos poucos, até obter uma massa homogênea.
Ferva a água em uma panela grande (30cm). Separe também uma bacia com água fria (2l) e cerca de 20 pedras de gelo.
Divida a massa em 5 partes iguais. Enfarinhe bem a bancada e enrole uma parte por vez, formando uma corda grossa (1,5cm de diâmetro). Corte as bolinhas, cada uma com cerca de 2cm, e as acomode sobre uma tábua, sempre enfarinhando para não grudar.
Com cuidado, coloque 10 bolinhas por vez na água fervente para cozinhar por cerca de 2 minutos. Quando boiarem, estão prontas. Retire com uma escumadeira e despeje na bacia com água gelada para interromper o cozimento.
Adicione o molho de sua preferência. Está pronto para servir.
Dê Seu Toque
O nhoque pode ficar ainda mais gostoso se for salteado em azeite ou manteiga. Em uma panela antiaderente bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite ou derreta uma colher (sopa) de manteiga, e frite a massa dos dois lados.
Sirva com o molho de sua preferência ou, para uma versão sem molho, experimente acrescentar ervas frescas, raspas de casca de limão, nozes e parmesão.

Créditos: Recepedia - Foto:Reprodução Recepedia

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9