08/04/2020
Dica de saúde: Como a vitamina D pode ajudar a combater o coronavírus

A vitamina D é um tipo de nutriente muito importante que, quando está em níveis adequados, é descrito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia [1] como sendo essencial para evitar o surgimento de vários tipos de doenças infecciosas e crônicas, incluindo problemas cardíacos, osteoporose, diabetes e, até, alguns tipos de câncer.

De acordo com uma revisão feita nos Estados Unidos no início de 2020 [2], níveis ótimos de vitamina D também parecem fortalecer a imunidade e prevenir contra o desenvolvimento de várias infecções respiratórias, entre as quais a infecção por Influenza, além de diminuir as chances de complicações mais graves como a pneumonia.

Tendo por base este tipo de revisões científicas, que comprovam o efeito da vitamina D no sistema imunológico, dois investigadores da Universidade de Turim [3], em Itália, sugerem que sejam feitos estudos em pacientes com o novo coronavírus (COVID-19), para entender se também pode ajudar a reduzir a intensidade das complicações do novo coronavírus.

Como a vitamina D protege contra vírus

 

 

Segundo uma revisão realizada nos Estados Unidos [2], a vitamina D é capaz de proteger contra diversos vírus através de 3 mecanismos diferentes:

  • Criação de uma barreira física: a vitamina ajuda a manter as junções entre as células mais apertadas, criando uma barreira que dificulta a entrada de vários tipos de vírus no organismo;
  • Aumento da imunidade natural das células: a vitamina D aumenta a ação de peptídeos antimicrobianos, que são substâncias que estão presentes no interior das células e que eliminam diferentes bactérias, vírus e fungos;
  • Diminuição da inflamação do corpo: a vitamina D é capaz de reduzir a produção excessiva de citocinas pro-inflamatórias, que são substâncias que estimulam a inflamação no corpo e que dificultam o trabalho do sistema imunológico.

Devido a estes mecanismos, é possível que a vitamina D, quando em doses ideais, seja capaz de proteger contra o novo coronavírus ou, pelo menos, reduzir sua carga viral, diminuindo a gravidade da infecção e prevenindo o surgimento de complicações graves, como a pneumonia.

Além disso, os níveis de vitamina D tendem a diminuir com a idade, sendo menores em idosos, que são o principal grupo de risco para o surgimento de complicações relacionadas à COVID-19.

Quais os níveis ideais de vitamina D

Ainda não existe consenso entre as várias Sociedades sobre qual deve ser o nível ideal de vitamina D, no entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e os autores da revisão feita nos Estados Unidos [2] a concentração de vitamina D, em adultos, deve estar acima de 30 ng/mL.

Para conferir os níveis de vitamina D no organismo deve ser realizado um exame de sangue específico, que avalia a quantidade dessa vitamina no sangue, devendo ser pedido pelo médico. Saiba mais sobre o exame de vitamina D.

Como aumentar os níveis de vitamina D

Uma das principais fontes de vitamina D é a produção que acontece na pele, que é maior quando existe exposição aos raios UVB. No entanto, este tipo de vitamina também pode ser consumida na alimentação ou através de suplementação.

As formas mais utilizadas para aumentar os níveis de vitamina D são:

Porém, a suplementação só deve ser feita sob orientação de um médico, já que as doses e a duração do tratamento variam de acordo com a idade e o grau de deficiência da vitamina no sangue. O consumo excessivo de vitamina D pode causar hipervitaminose.

Créditos: Tua Saúde - Foto:Reprodução

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9