O Brasil já registra 39.144 casos da covid-19 e 2.484 mortes, os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira (20), pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Com o crescente número de casos a cada 24h, os brasileiros buscam alternativas para driblar a doença, e evitar o contagio.
Pensando nisso, a Voz de Realeza resolveu se aprofundar no assunto, com o objetivo de manter seus leitores bem informados. Nas diversas pesquisas com especialistas e conteúdos divulgados, foi possível observar que além da higienização das mãos, que deve ser frequente, os especialistas também alertam sobre a contaminação nas roupas e calçados. Mas as pessoas não precisam entrar em pânico, e sim tomarem os devidos cuidados, como não encostar em superfícies e evitar se aproximar de outras pessoas, pois é difícil saber em que local o vírus possa estar.
Em casos de pessoas já infectadas pela doença, a atenção deve ser redobrada. As roupas devem ser lavadas separadamente e o manuseio das peças tem de ser feito com luvas. No geral, a orientação é que ao chegar em casa, as pessoas tirem a roupa, tomem um banho e coloque roupas limpas. As sujas devem ser lavadas com água e sabão, produtos suficientes para inativar o vírus.
Roupas no sol- Caso não tenha tido contato com pessoas ou superfícies, é possível colocar a peça no sol por algumas horas, mas o ideal, neste momento, é sempre lavar as roupas após sair.
A lavagem na máquina mata o vírus na roupa?
O novo coronavírus tem uma camada externa de gordura frágil. A água e sabão inativam o vírus. A água reduz a concentração de partículas virais e o processo de secagem, ao sol ou em uma secadora, contribui para eliminar o vírus, caso ainda tenha sobrado.
E aí gostaram das dicas? Esperamos que sim. Sabemos que o momento não está sendo fácil para ninguém, por isso é muito importante que cada um faça sua parte tomando todas as medidas necessárias para combater o coronavírus.
Créditos: Carine Flores / A Voz de Realeza