Atualizado em 06/05/2020
Mulher que divulgou 'fake news' de caixões com pedras, pode pegar até nove anos de prisão

A falsa denúncia circulou recentemente pelas redes sociais. No vídeo gravado por uma moradora de Belo Horizonte, dizia que parentes de mortos foram surpreendidos ao abrir os caixões e se deparar com pedra e paus. 

“Aqui em Minas está acontecendo um caso muito engraçado. Principalmente em BH. Você sabe quem é o prefeito de BH, né? Estao enterrando um monte de gente com coronavírus em BH. A própria familia está enterrando, para não ter aglomeração. Mandaram ir lá e arrancar todos os caixão (sic) para poder fazer o exame para ver se é coronavírus mesmo. E sabe o que tem dentro dos caixão (sic)? Pedra e madeira. Palhacaça não é não?, diz a mulher, procurando desacreditar as notícias a respeito da letalidade da Covid-19.

Ainda segundo as investigações, a suspeita teria criticado o prefeito, Alexandre Kalil (PHS), e a classe política em geral. 

 

 

 

Após a repercussão da notícia falsa, e da indignação das pessoas preocupadas com a informação, a Polícia Civil começou a investigar, e pediu a ajuda da população de Belo Horizonte, para encontrar a mulher. 

Crime- De acordo com a gravidade do caso, se condenada, a mulher pode pegar até 9 anos de prisão pelos crimes de calúnia e difamação contra autoridade pública e pela contravenção penal por provocar tumulto ou pânico.

As informações mais recentes, é de que a mulher identificada como Valdete Zanco se apresentou na delegacia da Jacutinga, onde foi lavrada a ocorrência.

O advogado de Valdete Zanco, o Dr. Alexsander Riberio, publicou uma nota, onde Valdete reconhece o erro.

“Venho à público esclarecer a respeito do vídeo gravado pela minha cliente Valdete Zanco e que repercute nas redes sociais. Ela havia visto na rede social denominada Facebook um fato ocorrido no Município de Belo Horizonte/MG, do qual caixões haviam sido desenterrados e localizado em seu interior, pedras e pedaços de madeira. Na data da gravação, no interior da loja onde trabalha, ela recebeu um cliente que coincidentemente fez os mesmos comentários, o que a fez julgar o ocorrido como verdade.

Quero deixar claro que o vídeo foi postado unicamente em um grupo de WhatsApp de família, tanto que início o vídeo chama a atenção de um certo Hernandes, sendo este irmão da minha cliente. Com o vazamento do vídeo do grupo de família, ele chegou a ser compartilhado em um canal de Youtube, colaborando assim pela propagação. Desconhecemos a forma como o vídeo ganhou notoriedade nas redes sociais e nos demais veículos de comunicação.

Valdete reconhece humildemente o erro e pede perdão ao Município de Belo Horizonte e seu Ilustre Prefeito e a todos quantos foram atingidos negativamente por este equívoco que cometeu . Gostaria ainda de frisar que minha cliente já se apresentou na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Jacutinga/MG na data de 04/05/2020, onde fora lavrada a ocorrência, e deixado registrado o incidente, contribuindo com a justiça e para que essa seja promovida.

Me coloco à disposição, Dr. Alexsander Riberio – OAB/SP 343.210.”

 

 

Créditos: Carine Flores / A Voz de Realeza- (Foto: Reprodução)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9