Atualizado em 10/05/2020
Especial dia das Mães: Aos 61 anos, paranaense realiza sonho de ser mãe

Cresci em um sítio perto de Alvorada do Sul, no interior do Paraná. Minha mãe e minha tia eram professoras, e eu adorava estudar, mesmo com todos os obstáculos que havia ali. Até os 14 anos, andava mais de dois quilômetros para chegar à escola. Depois, meus pais me matricularam em um colégio melhor e me mudei para a cidade. Gastava quase 18 horas por dia, entre as aulas e o trabalho, para conseguir me manter longe de casa. No restante do tempo, fazia o que mais gostava: ler.

Com 18, comecei o magistério e logo passei a dar aulas em Alvorada. Chegava em casa a uma da madrugada e acordava antes das seis, mas fazia isso feliz. No ano seguinte, passei num concurso público para lecionar em Londrina. Ali, vi a possibilidade de evoluir, entrar para a universidade, fazer cursos de pós-graduação e me especializar na área que tanto queria – Ciências Sociais. Foi lá que me formei, e de lá nunca mais saí.

 
 

 

Dedicação- Minha vida foi toda dedicada ao trabalho e aos estudos. Até tive namorados, rolos e gostei de alguns caras. Mas não tinha muita paciência para levar uma relação adiante, sempre optei pela liberdade. Costumo dizer que me casei com minhas viagens, meus passeios, minha independência. Não sou de dar satisfação a ninguém, e detesto que paguem minhas contas. A relação mais longeva que vivi durou seis meses; e a última, três. E lá se vão mais de 30 anos. Por outro lado, sempre quis ter filhos. Talvez por causa do relógio biológico, com quase 50, passei a ter recordações de quando eu brincava de bonecas e de como gostava de imaginar que aquelas crianças de mentirinha eram minhas. Mas sequer tinha namorado e, antes que eu levasse a ideia adiante, fui atropelada por um sonho antigo e consegui um emprego na enfermaria de um hospital. A empolgação em cuidar das pessoas foi tanta que entrei para a faculdade de enfermagem. Depois de formada, fiz outra especialização, dessa vez em perícia criminal e civil, que me abriu as portas para uma série de cursos, congressos etc. Vivia viajando em busca de mais e mais conhecimento. E acabei adiando o sonho de ter um bebê.

Desejo de adotar- Em 2013, no meio de todo esse turbilhão, entrei na fila de adoção. A princípio, pensava em pegar um recém-nascido. Mas uma psicóloga amiga sugeriu que eu flexibilizasse a idade do bebê para facilitar o processo. Estipulei, então, que aceitaria crianças de até um ano, era minha única restrição. Esperava todos os dias pelo telefonema do assistente social, mas ele nunca aconteceu. Determinada a insistir no meu sonho, comecei a ler sobre fertilização in vitro. Parecia loucura pensar nessa possibilidade aos 54 anos, mas estava determinada a não desistir antes de tentar tudo o que podia. Em minha busca por respostas precisas, virei noites e noites em frente ao computador. Queria entender absolutamente tudo sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Fiz isso tudo no mais absoluto silêncio. Esse era um assunto que não cabia a mais ninguém, além de mim. Também temia que me desencorajassem, o que não seria de se espantar. Uma mulher com a minha idade planejando engravidar, ainda que com inseminação in vitro, parecia um sonho bastante improvável de dar certo.

Imediatamente, procurei meu ginecologista. Com 57 anos, já havia entrado na menopausa e não produzia mais óvulos. Mas ele não me deixou abater, poderia resolver isso com material genético de outra mulher. Sua primeira sugestão foi que eu não contasse nada a ninguém. Amigos, familiares, colegas de trabalho... Ninguém. Assim, não criaria expectativas e me pouparia de comentários e críticas inúteis. Em seguida, fiz todos os exames e levei a documentação requerida para o especialista que faria o procedimento. Voltei agoniada para casa, a resposta se poderia seguir com a fertilização só viria em 20 dias – os mais longos da história. Mas o que era meu estava guardado e, depois desse período, a liberação chegou. O próximo passo era escolher doadores, já que havia decidido engravidar de forma totalmente independente. Sozinha, mas preenchida por uma determinação gigante, fui até os bancos de sêmen e óvulos da clínica onde estava fazendo o tratamento e escolhi o material genético mais compatível com minhas próprias características físicas.

Primeira tentativa- Minha primeira tentativa foi no início de 2015, aos 56 anos. Determinada, cumpri com rigor todas as etapas do processo, que não é nada fácil. São muitos hormônios, o ganho de peso é grande, o corpo fica uma bagunça. Sem falar no dinheiro gasto – foram 17 mil reais, ao todo. Fiquei triste e extremamente frustrada quando meu médico avisou que não havia dado certo. Minhas taxas hormonais estavam baixas demais, precisava esperar para tentar de novo. Nem assim perdi as esperanças. Foquei no fato de que eu precisava mesmo de tempo para fazer um novo caixa. Todas as minhas economias haviam ido embora naquele tratamento.

 

Realização do sonho- Se tinha receio de o bebê nascer com algum problema de saúde? Acho que toda grávida sente isso, independentemente da idade. Mas estava cercada de cuidados. Fui atendida por fisioterapeutas, nutricionistas, acupunturistas, ginecologistas e um endócrino vascular. E deu tudo certo. Quando engravidei, estava de férias e logo depois consegui um atestado médico que me garantia mais um mês em casa. Em seguida, juntei os quatro meses que havia acumulado em banco de horas ao longo dos anos e avisei que precisava desse tempo fora. Assim, só voltei ao hospital com seis meses de gestação. Sempre com roupas largas suficientes para disfarçar minha barriga, que nunca foi grande. Também ajudou o fato de ter emagrecido no início da gravidez – ao todo, só ganhei oito quilos. Parece solitário passar por isso tudo em silêncio, mas nunca me senti tão bem acompanhada. Estava com o meu filho crescendo dentro de mim, e não deixaria nada nem ninguém atrapalhar isso.

 

Créditos: Marie Claire- (Foto: Reprodução arquivo pessoal)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9