no1
22/05/2020
Dica de saúde: 6 chás para combater a insônia e dormir melhor

Os chás de camomila, valeriana e de erva-cidreira são excelentes para combater a insônia e dormir melhor, pois possuem propriedades calmantes que ajudam a relaxar os músculos e a mente.

Normalmente estas plantas medicinais ajudam mais facilmente a tratar a insônia quando utilizadas em diariamente, de preferência cerca de 1 hora antes de deitar, para que o corpo relaxe e entre em sono profundo. Veja como preparar esses e outros chás a seguir.

1. Chá de camomila e tília

O chá de Camomila e Tília atua sobre o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa ficar mais calma, sendo assim uma ótima opção contra a ansiedade.

Ingredientes

  • 1 colher de camomila;
  • 1 colher de tília;
  • 1 colher de cravo-da-índia;
  • 1 litro de água.

Como fazer: Deve colocar todos os ingredientes numa panela e ferver por aproximadamente 15 minutos, esperar que esfrie, coar e beber 1 xícara à noite, antes de dormir.

2. Chá de valeriana

 

 

O chá de valeriana pode ajudar a dormir melhor se for tomado antes de dormir, pois esta planta medicinal tem propriedades calmantes, sendo muito eficaz no combate ao estresse e ansiedade.

Como fazer: Ferver 1 litro de água e acrescentar 1 colher de sopa de valeriana, deixando repousar por 5 minutos, coar e tomar a seguir.

3. Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira têm propriedades calmantes e, por isso, ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Como fazer: Ferver 1 litro de água e acrescentar 1 colher de sopa de erva-cidreira, deixando repousar por 5 minutos, coar e tomar a seguir.

4. Chá para insônia na gravidez

 

Uma boa receita de chá para insônia na gravidez é o de alface, pois possui propriedades calmantes que podem ser utilizadas nesta fase da vida, sem trazer qualquer dano ao bebê. Além de poder ser consumido na gravidez, esse chá também pode ser tomado por crianças com mais de 6 meses de vida.

Como fazer: Ferver 1 xícara de água com 3 folhas de alface picadas durante 3 minutos. Esperar esfriar, coar, adoçar com mel e tomar a seguir.

É normal as grávidas terem insônia no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez, devido as alterações hormonais, por isso veja o que fazer contra insônia na gravidez.

5. Chá de Mulungu

O Mulungu possui propriedade calmante e tranquilizante, por isso pode ajudar a melhorar a qualidade de do sono e, assim, combater a insônia. Conheça outras propriedades do Mulungu.

Como fazer: Para fazer o chá de Mulungu basta colocar 4 g de casca da planta em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 15 minutos. Em seguida coar e beber o chá ainda morno, de preferência 3 vezes por dia.

6. Chá de Maracujá

O chá de Maracujá é uma ótima opção para combater a insônia, isso porque o maracujá induz a sonolência e possui propriedades relaxantes e calmantes, ajudando a adormecer.

Como fazer: O chá de maracujá é feito adicionando 2 colheres de chá de folhas de maracujá trituradas ou frescas em 1 xícara de água fervente. Em seguida, tapar, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber à noite. 

Créditos: Tua Saúde

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9