Na última semana, o ministro da economia, Paulo Guedes, revelou que um novo programa de assistência social está sendo preparado pela equipe econômica, em conjunto com a área social do governo.
O novo programa será chamado de Renda Brasil. Também foi uma das informações confirmadas pelo ministro. Guedes ainda afirmou que a ideia é ampliar a cobertura do Bolsa Família, para incluir os informais, desempregados e autônomos que estão recebendo o Auxílio Emergencial.
Renda Brasil o novo Bolsa Família- Com o intuito de deixar uma marca própria do governo Bolsonaro, a ideia é criar um novo programa de transferência de renda, que na prática, iria se tornar uma espécie de novo Bolsa Família.
Lançamento do Renda Brasil- De acordo com as informações, o lançamento deve acontecer logo após o términop do auxílio emergencia.
Quem terá direito de receber o Renda Brasil?
É um ponto que não foi 100% definido. O que se sabe, é que a ideia é ampliar a cobertura do Bolsa Família para incluir os informais, desempregados e autônomos que estão recebendo o Auxílio Emergencial. Especialistas defendem que um novo programa deveria ter como objetivo ampliar o público atendido para metade da população brasileira, já que a pobreza vai aumentar no Brasil pós-pandemia.
Quanto será o valor do Renda Brasil?
O valor ainda não foi confirmado pelo governo. Provavelmente esse valor deverá ser calculado com base no pagamento do Bolsa Família. O benefício médio do Bolsa, pago a cada família, é de R$ 189,21. Porém, algumas famílias chegam a receber mais de R$ 500 mensalmente.
O governo vai sacrificar outros programas para criar o Renda Brasil?
Sim. O governo deverá fazer uma revisão dos custos sociais considerados ineficientes e essa seria a justificativa para remanejar alguns gastos para o novo programa.
Créditos: Carine Flores- Redação A Voz de Realeza- (Foto: Reprodução)