O Honpar, Hospital do Norte do Paraná, que fica em Arapongas, no norte do Paraná, suspendeu temporariamente o atendimento de pacientes depois que cinco funcionários que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) testaram positivo para o coronavírus.
A instituição suspendeu internamentos, exames e cirurgias até segunda-feira (29). Atendimentos oncológicos e de pacientes cardíacos serão mantidos, o hospital é referência para esses casos na região.
Pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19 continuarão a ser atendidos em uma ala separada, além dos casos de urgência e emergência.
Os resultados dos profissionais de saúde foram divulgados no dia 22 de junho depois deles apresentarem sintomas leves. Todos estão isolados em casa.
A ala onde eles trabalham foi isolada, não entram mais pacientes, e os que estão ali só sairão quando receberem alta médica. Conforme o hospital, só entram funcionários que já trabalham no setor.
O hospital passou por um processo de desinfecção e todos os profissionais foram testados. No total, o hospital tem cerca de 800 funcionários.
“Os testes positivos desses funcionários mostraram para gente que o vírus pode estar no hospital inteiro. Por este motivo, temos que testar todo o hospital, para saber se vai precisar isolar outro setor ou se isolando apenas o local onde esses funcionários trabalhavam conseguiremos dar continuidade aos entendimentos”, explicou o diretor administrativo do hospital Montgomery Pastorelo Benites.
No dia 29, a direção do hospital fará uma nova reunião para decidir se mantém essas mesmas medidas ou volta a atender normalmente.
Nesta quinta-feira (25), a ocupação de leitos de UTI específico para Covid-19 no Honpar está em 55%, são 20 leitos no total, e 55% na enfermaria, há 44.
Créditos: RPC Londrina- (Foto: Honpar/Divulgação)