01/07/2020
Ciclone bomba: sobe para seis o número de mortes em Santa Catarina; mais 700 mil unidades estão sem energia

Subiu para seis o número de mortes causadas pelo fenômeno conhecido como 'ciclone bomba' em Santa Catarina. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, três mortes foram registradas em Tijucas, uma em Santo Amaro da Imperatriz, ambas na Grande Florianópolis, uma em Chapecó, no Oeste, uma em Ilhota, no Vale do Itajaí, e uma pessoa segue desaparecida em Brusque, também no Vale. No Rio Grande do Sul, uma morte também foi registrada.
Durante a madrugada desta quarta-feira (1º), os ventos chegaram a 90 km/h no estado. Conforme o monitoramento da Celesc, 751,7 mil unidades consumidoras permaneciam sem luz por volta das 8h. Na terça-feira (30), a ventania causada pelo fenômeno e tempestades provocaram estragos em todas as regiões.

 


Em Ilhota, um homem de 59 anos morreu após um muro desabar no bairro Baú Baixo. De acordo com a Defesa Civil do município, a vítima era motorista, morador do estado de São Paulo, e teria ficado preso entre um caminhão e a estrutura que desabou. Dois ginásios de esportes desabaram no municípios e casas foram parcialmente atingidas e a marquise de um mercado caiu em cima de carros.
Em Chapecó, uma idosa morreu após ser atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, um homem perdeu a vida depois de ser atingido pela fiação elétrica de um poste depois da queda de uma árvore. Em Tijucas, um homem morreu atingido por uma estrutura que caiu.
 
Um pessoa continua desaparecida na manhã desta quarta-feira, em Brusque.
 

Vento permanece até a tarde
 
As fortes rajadas de vento causadas pelo ciclone devem continuar em todo o estado nesta quarta-feira, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski. A condição deve permanecer ao longo da manhã até o meio da tarde desta quarta.
"A principal diferença de ontem para hoje é que ontem foi muito rápido, é um vento constante. Hoje ele vai ficar moderado, essa é uma condição de vento mais constante. No fim da tarde, o ciclone deve se afastar em direção ao mar e o vento vai diminuindo no fim do dia de hoje", afirmou.
Na maior parte do estado, deve ficar entre 40 e 60 km/h, segundo Puchalski, com pico de 80 a 100 km/h na Serra e região litorânea do estado.
Velocidade do vento durante a madrugada desta quarta-feira:
 

* Rancho Queimado: 90 km/h
* São Joaquim: 84 km/h
* Major Gercino: 80 km/h
* Araranguá: 75 km/h
* Florianópolis: 50 km/h
 
De acordo com o meteorologista, não há previsão de temporais com chuva forte nesta quarta-feira. A previsão é de sol e tempo seco no Litoral e no Norte do estado. Na Serra e no Oeste, a nebulosidade deve predominar, onde pode ocorrer pancadas de chuva.

Créditos: G1 SC e NSC TV

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9