Atualizado em 06/07/2020
Com o aumento de furtos em Realeza, delegado orienta sobre os cuidados primordiais que podem evitar a ação de criminosos

O município de Realeza vem registrando um aumento considerado no número de furtos na cidade. Diante das ocorrências registradas, o delegado Bruno Trento orienta a população sobre os cuidados primordiais que podem evitar a ação de criminosos que se aproveitam de descuidos.

 

 

A cidade de Realeza é considerada tranquila, e por este motivo muitos acabam não tomando as medidas necessárias para proteger seus bens como: residências, comércios e veículos, o que torna mais fácil a ação dos meliantes. A maioria dos indivíduos procuram por locais mais calmos para cometerem os crimes.

"Tem-se percebido um aumento no número de furtos registrados no município e observa-se que, muitas das vezes, o descuido das vítimas tem apresentado cenário propício para a ação dos criminosos. Por isso é muito importante que a população tome alguns cuidados para evitar esses furtos", disse o delegado Bruno Trento.

Ainda de acordo com o delegado, as ocorrências mais registradas são furtos de motocicletas.

"Recentemente foram noticiados diversos furtos de motocicletas, e solicitamos especial atenção aos proprietários de motos para que não deixem seus veículos expostos e sem vigilância. Há muitas residências e comércios que não possuem sistema de vigilância (câmeras de monitoramento), o que dificulta bastante a identificação dos autores e a investigação dos delitos patrimoniais, ressaltou.

Para ajudar a diminuir as ocorrências relacionadas à furtos, algumas orientações são fundamentais. 

Alguns cuidados básicos são:

• Não deixe nada de valor amostra dentro do veículo: tais como, bolsa, carteira, joias, dentre outros, pois isso pode ser um chamariz para alguém mal-intencionado, provocar um arrombamento;

Tranque bem seu veículo ou residência: alguns motoristas esquecem de trancar as portas de seus automóveis e, por vezes, ainda deixam até as chaves na ignição. Por isso, se houver qualquer desconfiança, volte e verifique. As residências também merecem atenção, portas, janelas e portões devem estar bem fechados.

 Escolha um local seguro para estacionar: muitas vezes não haverá outra opção senão estacionar na rua mesmo. Nesses casos, busque lugares iluminados e prefira sempre as vagas localizadas em frente a locais movimentados e, de preferência, se houver algum sistema de câmeras por perto. Evite lugares desertos, escuros ou com pouca iluminação.

• Tenha o hábito de travar as portas do veículo dentro da garagem: ainda que sinta segurança ao estacionar o veículo dentro do pátio ou garagem, é importante travar as portas e fechar bem os vidros.

• Invista em um sistema de travamento e alarme para o veículo: uma trava de segurança pode tornar seu carro menos visado.

• Antes de entrar na garagem, dê uma olhada em tudo ao seu redor: é cada vez mais comum motoristas serem surpreendidos por criminosos ao entrarem em garagens. Fique sempre atento para não se tornar um alvo em potencial. Se desconfiar de algo ou identificar uma atitude suspeita, não pare o veículo e dê mais uma volta na quadra e, se possível, informe o ocorrido à Polícia Militar (190) ou Polícia Civil (197).

Ajuda de outros moradores- Bruno também destaca que a ajuda de outros moradores é essencial.

"É sempre importante ficar de olho em qualquer ação suspeita. Geralmente os moradores conhecem a rotina de seus vizinhos, por isso caso perceba alguma movimentação suspeita comunique o proprietário do imóvel ou veículo, ou acione a Polícia Militar para verificar a situação", concluiu.

 

 

Créditos: Carine Flores-Redação A Voz de Realeza- (Foto: Reprodução)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9