Um conjunto de investimentos realizados com apoio do Governo do Paraná impulsiona o crescimento da fruticultura no Estado. Somente em 2020, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento destinou mais de R$ 1 milhão em recursos para fomentar a atividade em 25 municípios.
As ações incluem aquisição de mudas de diversas espécies, qualificação de agricultores e desenvolvimento de unidades de referência. O objetivo é organizar a cadeia produtiva, qualificar a produção e ampliar a comercialização das frutas paranaenses, gerando mais empregos e renda.
No total, 26 convênios destinam recursos para municípios das regiões de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Pitanga, Ponta Grossa e União da Vitória, com benefícios diretos para a agricultura familiar. É resultado de um esforço conjunto de produtores, prefeituras, iniciativa privada, associações e pequenas cooperativas, aliados ao Governo do Estado.
QUALIFICADO - O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirma que embora a atividade já seja significativa no Estado – o setor rendeu R$1,7 bilhão em 2018 –, pode ser ainda maior.
“Já temos casos de sucesso no Paraná, mas a fruticultura pode ocupar um espaço mais qualificado e importante na composição da renda das famílias, e esse é o nosso desafio”, afirma Ortigara. “Existe uma infinidade de espécies que podem ser cultivadas no Paraná com muita competência e atender indústrias de alimentos e cosméticos, por exemplo”, diz.
POR REGIÃO - Estima-se que o cultivo de frutas possa render, dependendo da espécie, até cinco vezes mais do que o cultivo de grãos. A região de Curitiba se destaca na produção de uvas para sucos e vinhos, o Noroeste do Estado produz laranjas para indústrias de sucos.
Além disso, o Paraná se destaca com produtos que têm certificação de origem, como a goiaba de Carlópolis, no Norte Pioneiro, que já é exportada. A bala de banana do Litoral também está em processo de busca por certificação.
MAIS PLANOS - Ortigara completa que o Governo Estadual tem mais planos para a agricultura familiar nos próximos anos.
Créditos: A Voz de Realeza / Com informações Governo do Estado do Paraná- (Foto: AEN-PR)