Os benefícios do morango para a saúde são diversos, entre eles estão o combate a obesidade, além de ajudar na manutenção da boa visão.
Seu sabor leve e marcante são a combinação ideal que faz desta fruta umas das mais versáteis na cozinha, muito boa para ser incluída como sobremesa ou em saladas. Além disso, o morango tem propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos e também fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação.
Os principais benefícios do morango são:
O morango é um alimento rico em fibras e incorporá-las na alimentação ajuda a reduzir os riscos de pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças artérias e auxilia o fortalecimento do sistema imune.
O zinco presente no morango estimula as habilidades de pensamento, a vitamina C, a agilidade mental, já a vitamina B reduz os níveis de homocisteína que podem contribuir para a doença do Alzheimer.
As proteínas, fibras e gorduras boas presentes no morango causam sensação de saciedade, diminuindo a quantidade de alimento a ser consumida e aumentando o intervalo de tempo entre uma refeição e outras. É o efeito inibidor da fome que combaterá a obesidade.
A obesidade representa um grande risco a saúde da pessoa, mas pode ser lidado com bons hábitos alimentares é feito com pequenas ações ao longo do dia. Confira as principais causas da obesidade e saiba como evita-las.
A zeaxantina é um carotenoideresponsável por dar a cor vermelha à fruta e que está presente tano no morango como no olho humano. Quando ingerido, este composto ajuda a proteger o olho da luz solar e dos raios ultravioletas do sol, prevenindo o aparecimento de cataratas no futuro, por exemplo.
A vitamina C presente no morango é um dos principais componentes que o corpo utiliza para a produção de colágeno que é responsável pela firmeza pele.
Os morangos são uma fruta com elevado conteúdo em vitamina C, uma vitamina que ajuda a fortalecer o sistema imunitário e a aumentar a produção de células de defesa, fortalecendo a resistência natural do corpo a infecções, como gripes ou resfriados, por exemplo.
Além de todos os benefícios do morango para a saúde, a fruta também contém propriedade antioxidantes, anti-inflamatório e cicatrizantes. Confira o que são e para que servem os antioxidantes.
Os morangos devem ser desinfectados no momento em que serão consumidos, pois fazer a desinfecção antes pode modificar sua cor, sabor ou consistência. Para fazer uma correta desinfecção da fruta deve-se:
Outra forma de desinfectar os morangos consiste em usar produtos especiais para desinfecção de frutas e vegetais que podem ser comrpados no mercado. Neste caso, o produto deve ser utilizado de acordo com as orientações da embalagem.
O morango é uma fruta de sabor ácido e adocicado, ótima para ser incluída como sobremesa, além de contém apenas 5 calorias por unidade.
Confira receitas saudáveis com morango, diversificando a forma de usar esta fruta no dia-a-dia.
Esta é uma receita de salada fresca para acompanhar o almoço ou jantar.
Ingredientes
Ingredientes para o molho
Modo de preparo
Colocar a alface em um recipiente, acrescentar os morangos e o pepino sem a casca. A seguir, triture todos os ingredientes do molho no liquidificador. Servir a salada com um pouco de molho por cima.
Ingredientes
Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 4 minutos. O ideal é que o mousse seja servido logo após o preparo.
Ingredientes
Modo de preparo
Cortar os morangos em cubos pequenos. A seguir em uma panela antiaderente adicionar os ingredientes e cozinhar por 15 minutos em fogo médio. Estará pronto quando perceber que o morango esta quase completamente derretido.
Reservar em pote de vidro, e manter na geladeira por no máximo 3 meses.
Ingredientes
Modo de preparo
Em um recipiente misturar os ingredientes secos, logo após adicionar os líquidos um a um, até obter uma massa homogênea, por ultimo acrescentar o fermento e mistura-lo levemente na massa.
Levar ao forno pré aquecido a 180º por 25 minutos, em forma juntada com óleo de coco e farinha de arroz.
Créditos: Tua Saúde - Por Tatiana Zanin