22/07/2020
Governo gaúcho mobiliza 400 aviões para conter nuvem de gafanhotos

O governo estadual do Rio Grande do Sul mobilizou 400 aviões para aplicar agrotóxicos contra a  nuvem de gafanhotos que pode chegar ao estado. Desse total, cerca de 70 aeronaves já estão prontas para uso.

 

 

Os locais onde há mais chance dos  gafanhotos  aparecerem já foram mapeados e são monitorados diariamente. De acordo com o monitoramento do governo gaúcho, os insetos seguem se movimentando e atualmente estão a cerca de dez quilômetros da fronteira da Argentina com o Uruguai. Barra do Quaraí, a cidade do RS mais próxima da fronteira, fica a 100 quilômetros. 

Apesar de o Ministério da Agricultura ter afirmado na terça-feira (21) que os  gafanhotos provavelmente não chegariam ao Brasil, o risco de chegar ao Rio Grande do Sul ainda existe, porque em um dia a nuvem pode se locomover mais de 150 quilômetros. Condições que favorecem essa viagem são as temperaturas altas e os ventos favoráveis, de acordo com os órgãos oficiais.


A previsão do tempo para os próximos dias no RS aponta uma queda na temperatura somente a partir do fim de semana – na sexta-feira (24), o vento deve passar a soprar da direção sul, que cria condições para que o voo dos gafanhotos seja direcionado ao estado.

A primeira nuvem, mapeada em maio, saiu do Paraguai para a Argentina e chamou a atenção de produtores brasileiros em junho, quando se percebeu um risco real da entrada dos insetos no Brasil;
Já no 16 de julho, uma novo grupo de gafanhotos foi localizado no Paraguai e está atualmente muito próxima da fronteira com o território argentino. Os dois países monitoram o movimento dos gafanhotos;
A terceira nuvem foi identificada pelo governo argentino na terça-feira (21), havendo ainda poucas informações sobre ela.
 
 

 

Créditos: Brasil Econômico/ Economia.ig.com.br - (Foto: Reprodução)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9