A vitamina K desempenha funções no organismo como participar da coagulação sanguínea, evitando hemorragias, e fortalecer os ossos, pois aumentação a fixação do cálcio na massa óssea.
Essa vitamina está presente principalmente em vegetais verde escuros, como brócolis, couve e espinafre, alimentos que costumam ser evitados por pessoas que usam medicamentos anticoagulantes para evitar infarto ou AVC.
A vitamina k é muito importante para o organismo, já que desempenha as seguintes funções:
É importante lembrar que para a vitamina K contribuir para melhorar a densidade da massa óssea é preciso ter uma boa ingestão de cálcio na dieta, para que esse mineral esteja em quantidade suficiente para fortalecer ossos e dentes.
A vitamina K é dividida em 3 tipos: k1, k2 e k3. A vitamina k1 é a encontrada naturalmente dos alimentos e é a responsável por ativar a coagulação, enquanto a vitamina k2 é produzida pela flora bacteriana e auxilia na formação dos ossos e na saúde dos vasos sanguíneos. Além dessas, existe também a chamada vitamina k3, que é produzida em laboratório e utilizada para fazer suplementos desta vitamina.
Os principais alimentos ricos em vitamina K são os vegetais verdes, como brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, repolho, alface e espinafre. Além disso, ela também pode ser encontrado em alimentos como nabo, azeite, abacate, ovo e fígado.
Conheça outros alimentos ricos em vitamina K e a quantidade em cada um deles.
A quantidade recomendada de ingestão diária de vitamina k varia de acordo com a idade, como mostrado a seguir:
Em geral, essas recomendações são facilmente obtidas quando se tem uma alimentação variada e equilibrada, com um consumo diversificado de vegetais.
A deficiência de vitamina k é uma alteração rara, visto que essa vitamina está presente em diversos alimentos e também é produzida pela flora intestinal, que deve ser saudável para uma boa produção. O principal sintoma da falta da vitamina K é o sangramento difícil de estancar que pode ocorrer na pele, através do nariz, por uma pequena ferida ou no estômago. Além disso, também pode ocorrer enfraquecimento dos ossos.
Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica ou que tomam medicamentos para reduzir a absorção de gordura no intestino têm uma maior chance de ter deficiência em vitamina K.
Os suplementos de vitamina K só devem ser usados sob orientação do médico ou do nutricionista e apenas quando existir uma deficiência dessa vitamina no sangue, que pode ser identificada através de exames de sangue.
Em geral, os grupos de risco são bebês prematuros, pessoas que passaram por cirurgia bariátrica e pessoas que usam medicamentos para reduzir a absorção de gordura no intestino, pois a vitamina K é dissolvida e absorvida juntamente com a gordura dos alimentos.
Créditos: Tua Saúde - Por Tatiana Zanin