24/07/2020
Dica de saúde: Para que serve a vitamina K e quantidade recomendada

A vitamina K desempenha funções no organismo como participar da coagulação sanguínea, evitando hemorragias, e fortalecer os ossos, pois aumentação a fixação do cálcio na massa óssea.

Essa vitamina está presente principalmente em vegetais verde escuros, como brócolis, couve e espinafre, alimentos que costumam ser evitados por pessoas que usam medicamentos anticoagulantes para evitar infarto ou AVC.

Para que serve a Vitamina K

A vitamina k é muito importante para o organismo, já que desempenha as seguintes funções:

  • Interfere na coagulação sanguínea, controlando a síntese de proteínas (fatores de coagulação), importantes para a coagulação sanguínea, controlando sangramentos e favorecendo a cicatrização;
  • Melhora a densidade óssea, pois estimula uma maior fixação do cálcio nos ossos e nos dentes, prevenindo a osteoporose;
  • Evita hemorragias em bebês prematuros, pois facilita a coagulação do sangue e evita que esses bebês tenham complicações;
  • Ajuda na saúde dos vasos sanguíneos, deixando-os com maior elasticidade e sem acúmulo de cálcio, o que pode causar problemas como aterosclerose.

É importante lembrar que para a vitamina K contribuir para melhorar a densidade da massa óssea é preciso ter uma boa ingestão de cálcio na dieta, para que esse mineral esteja em quantidade suficiente para fortalecer ossos e dentes.

A vitamina K é dividida em 3 tipos: k1, k2 e k3. A vitamina k1 é a encontrada naturalmente dos alimentos e é a responsável por ativar a coagulação, enquanto a vitamina k2 é produzida pela flora bacteriana e auxilia na formação dos ossos e na saúde dos vasos sanguíneos. Além dessas, existe também a chamada vitamina k3, que é produzida em laboratório e utilizada para fazer suplementos desta vitamina.

Alimentos ricos em Vitamina K

 

 

Os principais alimentos ricos em vitamina K são os vegetais verdes, como brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, repolho, alface e espinafre. Além disso, ela também pode ser encontrado em alimentos como nabo, azeite, abacate, ovo e fígado.

Conheça outros alimentos ricos em vitamina K e a quantidade em cada um deles.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de ingestão diária de vitamina k varia de acordo com a idade, como mostrado a seguir:

Em geral, essas recomendações são facilmente obtidas quando se tem uma alimentação variada e equilibrada, com um consumo diversificado de vegetais.

Sintomas da falta de Vitamina K

A deficiência de vitamina k é uma alteração rara, visto que essa vitamina está presente em diversos alimentos e também é produzida pela flora intestinal, que deve ser saudável para uma boa produção. O principal sintoma da falta da vitamina K é o sangramento difícil de estancar que pode ocorrer na pele, através do nariz, por uma pequena ferida ou no estômago. Além disso, também pode ocorrer enfraquecimento dos ossos.

Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica ou que tomam medicamentos para reduzir a absorção de gordura no intestino têm uma maior chance de ter deficiência em vitamina K.

Quando usar suplementos

Os suplementos de vitamina K só devem ser usados sob orientação do médico ou do nutricionista e apenas quando existir uma deficiência dessa vitamina no sangue, que pode ser identificada através de exames de sangue.

Em geral, os grupos de risco são bebês prematuros, pessoas que passaram por cirurgia bariátrica e pessoas que usam medicamentos para reduzir a absorção de gordura no intestino, pois a vitamina K é dissolvida e absorvida juntamente com a gordura dos alimentos.

Créditos: Tua Saúde - Por Tatiana Zanin

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9