30/07/2020
Dica de saúde: 6 benefícios da goiaba para a saúde e como consumir

A goiaba é uma fruta com grande valor nutritivo e propriedades medicinais que garantem diversos benefícios para a saúde devido ao fato de ser rica em vitamina C, A e B. O seu nome científico é Psidium guajava, tem um sabor doce e a sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada.

Esta fruta tropical pode ser encontrada nas regiões da América Central e do Sul e tem poucas calorias e, por isso, pode ser uma boa opção para incluir na dieta para perda de peso. Além disso, favorece a digestão por ser rica em fibras, sendo excelente para tratar problemas gastrointestinais.

Os principais benefícios da goiaba para a saúde são:

1. Melhora a digestão

 

 

A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

2. Trata a diarreia

Esta fruta tem propriedades adstringentes, antiespasmódicas e antimicrobianas que ajudam a diminuir tanto a diarreia, como a dor abdominal e os possíveis microrganismos responsáveis pela diarreia. Além disso, também pode ser consumida para tratar a gastroenterite e a disenteria infantil.

As propriedades antidiarreicas são devido à grande concentração de taninos, devendo ser evitadas por aqueles pessoas que possuem prisão de ventre.

3. Antioxidantes

Por ser rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células, já que evita o dano causado pelos radicais livres, assim como evita o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

Além disso, a vitamina C pode ainda ajudar a fortalecer a imunidade do organismo, fazendo com que haja maior resistência a vírus e bactérias e facilitar a absorção de ferro na dieta, ajudando a evitar ou tratar a anemia quando se consome em conjunto com alimentos ricos em ferro.

4. Favorece a perda de peso

Cada goiaba tem cerca de 54 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.

5. Cuida da saúde da pele

Comer goiaba, principalmente a vermelha ou rosa, é excelente para a pele, pois contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce.

6. Diminuir o colesterol mal

A goiaba é rica em fibras solúveis como a pectina e rica em vitamina C. As fibras solúveis facilitam a eliminação do colesterol através das fezes, reduzindo sua absorção, diminuindo sua quantidade no sangue e favorecendo sua excreção na bile.

Informação nutricional da goiaba

Na tabela a seguir são indicadas as informações nutricionais por cada 100 gramas da goiaba branca e da goiaba vermelha:

Como consumir

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás.

A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia. Veja como preparar algumas receitas simples com goiaba:

1. Suco de goiaba

Ingredientes

  • 2 goiabas;
  • 1 colher (de sopa) de hortelã;
  • ½ litro de água

Modo de preparo

Tirar a pele da goiaba e bater no liquidificador com os outros ingredientes. Este suco pode ser bebido até 2 vezes por dia.

2. Chá de goiaba

Ingredientes

  • 15 g de folhas de goiaba;
  • ½ litro de água fervente.

Modo de preparo

Juntar as folhas e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 vezes por dia. Este chá pode ainda ser usado para fazer um banho de assento, para tratar infecções vaginais causadas por tricomoníase ou candidíase, devido às suas propriedades antimicrobianas.

Créditos: Tua Saúde - Por Tatiana Zanin

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9