Algumas vitaminas, minerais e fitoterápicos, como o cálcio, ômega 3 e vitaminas D e E, podem ajudar a prevenir doenças cujo risco aumenta com a menopausa, como a osteoporose e a diabetes, por exemplo, assim como a aliviar os sintomas característicos desta fase, como ondas de calor, secura vaginal e acumulo de gordura na barriga.
Estas substâncias podem ser obtidas através da alimentação ou de suplementação, que só deve ser feita após a indicação do médico ou do nutricionista. As vitaminas e minerais que parecem ter mais relevância para reduzir os sintomas da menopausa são:
A vitamina E, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a reduzir o estresse no corpo, o ganho de peso e contribui ainda para a prevenção da depressão. Além disso, melhora a saúde e aparência da pele e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.
Veja quais os alimentos ricos em vitamina E.
O cálcio ajuda a reduzir o risco de osteoporose, especialmente para as mulheres que não optaram ou não podem fazer terapia de reposição hormonal.
Os suplementos de cálcio devem ser tomados com os alimentos, porque a presença de outras vitaminas e minerais ajudam a aumentar a sua absorção. Saiba quando as mulheres na menopausa precisam tomar suplementos de cálcio.
A vitamina D ajuda a absorver o cálcio, garantindo uma melhoria da saúde óssea, prevenindo a osteoporose e evitando a ocorrência de fraturas ósseas. Veja quando tomar suplementos de vitamina D e qual a quantidade recomendada.
Além da vitamina D, o magnésio é um mineral que também contribui para a absorção do cálcio.
Os polifenóis são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes e ainda a prevenir o envelhecimento precoce, daí a importância da sua inclusão na dieta e da suplementação para esta fase da vida.
Os fitoestrogênios demonstraram, em vários estudos, aliviar maior parte dos sintomas característicos da menopausa, já que estas substâncias conseguem mimetizar os efeitos dos estrogênios no corpo da mulher.
Estes fitoestrogênios podem ser encontrados em alimentos como a soja e produtos de soja, tofu, linhaça, sementes de gergelim e feijão, ou em suplementos que contenham isoflavonas de soja.
O ômega 3, além de contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, também ajuda a prevenir o câncer de mama e a depressão, cujo risco aumenta na menopausa.
Uma dieta com alimentos ricos nestas vitaminas, minerais e fitoterápicos, é uma excelente estratégia para a manutenção da saúde na menopausa. A suplementação com estas substâncias, pode dar uma ajuda extra, porém, é importante consultar um ginecologista antes de tomar essa decisão, de forma a prescrever as vitaminas e minerais adequados em cada caso, assim como as quantidades necessárias.
Créditos: Tua Saúde - Por Tatiana Zanin