Atualizado em 20/08/2020
Engenheiro agrônomo de Realeza fala sobre como proteger plantas das geadas

A previsão aponta geada para a região Sul do país, e com isso o estado do Paraná deve registrar nesta sexta-feira (21) baixas temperaturas. Na cidade de Realeza por exemplo, a mínima pode chegar a 2°C, e a máxima de 11°C. 

Metereológistas afirmam que pode gear na cidade de Realeza na madrugada desta sexta-feira e no sábado, porém alguns especialistas acreditam que o fenômeno pode não acontecer. Geando ou não, existe uma grande preocupação por parte dos produtores com as plantações nas lavouras, que podem ser danificadas caso ocorra baixas temperaturas. 

 

 

Para o engenheiro agronômo Felipe Battiston de Realeza, da Sollo Sul Insumos Agrícolas, "proteger as plantas da geada é previnir os estragos que esta provoca sobre elas". 

Muitos acabam cobrindo os canteiros, flores, árvores frutíferas, hortaliças entre outros. A prática é indicada desde que seja coberto às plantas à noite, incluindo o tronco. O calor retido pelo solo durante o dia, deve circular dentro da proteção que você colocar. Se você deixar o tronco livre, este calor vai se perder para o ambiente. Pela manhã, descubra as plantas, pois a água pode provocar danos às plantas. O material mais indicado é o jornal (papel), e tecido.

 

Grandes plantações

Com relação a grandes culturas como em lavouras de trigo e demais sementes da época, o agrônomo orienta a "escolha em épocas de plantio cultivares que não estejam no período reprodutivo nos meses historiacamente de maior ocorrência de geadas. É importante também destacar que a escolha de épocas de plantio deve ser realizada de acordo com o histórico de geada na região, para evitar perdas.

Felipe também ressalta que o estágio nutricional da planta é essencial para se manter saudável durante as mudanças climáticas.

"Plantas que são mais nutridas se restabelecem com facilidade após as geadas. Já as plantas debilitadas não conseguem se desenvolver, por isso que muitas morrem com a chegada do inverno. É importante destacar que uma planta bem nutrida é uma planta forte e protegida", Finalizou.

 

 

 

 

Créditos: Carine Flores- Redação A Voz de Realeza com informações Felipe Battiston- (Foto: Reprodução)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9