Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Cascavel o projeto de lei que regulamenta a prática de ensino domicialiar o "Homeschooling". A votação terminou com 13 votos favoráveis e sete contrários. O texto foi encaminhado ao executivo, onde o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) decide se aprova ou veta a decisão dos parlamentares.
Em Cascavel, cerca de 200 famílias já adotaram o ensino em casa. A medida, de autoria do vereador Olavo Santos (Pode), da a liberdade aos pais decidirem se preferem matricular os filhos em escolas, ou ensiná-los no âmbito familiar.
Conforme o texto, ao aderir o homeschooling, as famílias deverão comunicar de forma Oficial junto à Secretaria Municipal de Educação, onde a pasta será responsável de avaliar o aprendizado dos alunos ao final de cada ciclo escolar.
"Com a aprovação do Substitutivo 01 ao PL 113/19 de nossa autoria o município de Cascavel passa a regulamentar o ensino domiciliar, também conhecido por Homeschooling, com isso fará parte de um marco na história da educação da nação brasileira a regulamentação do Homeschooling como direito que protegerá as famílias quanto a escolha da modalidade de ensino. O projeto agora segue para sanção do prefeito. Obrigado aos colegas vereadores que acreditaram nessa causa sendo favorável ao projeto", disse o vereador Olavo Santos.
Créditos: Carine Flores- Redação A Voz de Realeza -(Foto: Reprodução Olavo Santos- Vereador)