Atualizado em 13/09/2020
Nutricionista Thamara Lotici explica sobre a diferença dos tipos de ovos existentes

O ovo é um alimento muito consumido e uma a excelente fonte de vitamina A, B12 e E, além de minerais como fósforo e zinco. Alguns ovos de galinha são vermelhos enquanto outros são brancos, e isso gera algumas dúvidas com relação ao teor nutritivo do alimento.

 

 

Visando informar sobre suas características, a nutricionista Thamara Lotici explica que a cor da casca do ovo está relacionada com a raça da galinha.

Ovos de granja: São produzidos em um esquema de produção industrial, onde as galinhas ficam confinadas em gaiolas, comem sem parar, com o único objetivo de colocar ovos. Os ovos são enriquecidos e vitaminados através da ração e, em alguns casos e adicionado um pigmento (artificial) na ração para que a gema fique mais amarelinha.

Ovos caipira: As galinhas são criadas fora de gaiolas, ciscando livremente! Possuem uma alimentação totalmente vegetal e sem pigmentação.

Ovos orgânicos: Neste processo as galinhas recebem alimentação 100% orgânica (sem agrotóxicos e fertilizantes). Não é permitido o uso de remédios que estimulem a maior produção de ovos. São criadas em condições que prezam pelo seu bem-estar! Seus ovos podem ter até 4 x mais vitamina A do que os de granja.

Cor da casca- A coloração da casca, pode ser branca, marrom, vermelha, verde e até mesmo em tons de azul, e está relacionada com a raça da galinha. As galinhas mediterrâneas, como a Leghorn, botam ovos brancos; já as galinhas americanas e asiáticas, como a New Hampshire, botam ovos em tons de marrom.

Vale destacar que algumas raças de galinha são capazes de botar ovos com diferentes tonalidades de casca.

Créditos: A Voz de Realeza / Com informações Thamara Lotici- Nutricionista (Foto: Reprodução)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9