Atualizado em 11/11/2020
Município de Planalto celebra 57 anos de emancipação; Coragem, União e Fé movia os primeiros habitantes

O município de Planalto, localizado no Sudoeste do Paraná celebra nesta quarta-feira (11) 57 anos de criação. Conforme a história, os primeiros agricultores chegaram em 1951 – Antonio Zotti em São Miguel e famílias Jochen e Cataneo em Santa Luzia em 1952.

 

 

O município de Planalto foi fundado no dia 24 de junho de 1963, criado através da Lei Estadual nº 4.731/63, assinada pelo então Governador Ney Braga. Sua instalação se deu no dia 11 de novembro de 1.963. 

Coragem, União e Fé, movia os primeiros habitantes 


Os primeiros colonizadores que se instalaram no município traziam consigo além dos familiares, alguns animais e um pouco de sementes e mantimentos para se alimentar por um tempo, pois as condições de locomoção era a pé ou cavalo e os moinhos e Casas Comerciais mais próximas ficavam em Pérola Doeste e Capanema.

Alguns pioneiros, entre eles: Leandro Cataneo, Luiz Bolson, Olimpio Candatten, Pedro Amaral, Theobaldo Jochen e Vicente gluszewivz, destacaram as dificuldades no início, mas que ao mesmo tempo o povo era muito unido e devoto e assim, juntos superavam as dificuldades.

 

O povoado tomou forma no fim dos anos 50 e em 9 de abril de 1962 foi elevado a distrito de Capanema, através da Lei 4/62. A criação do município ocorreu em 24 de junho de 1963, com a Lei 4.731/63, assinada pelo governador Ney Braga.

 

Crescimento e desenvolvimento

Hoje, a cidade com pouco mais de 15 mil habitantes se desenvolve em rítimo acelerado tendo como destaque: a indústria e agricultura como os principais meios de economia. 

 

 

Créditos: Carine Flores- Redação A Voz de Realeza- (Foto: Reprodução)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9