O período para matrículas na rede pública estadual de ensino do Paraná para o ano letivo de 2021 começa nesta terça-feira (24). Todo o processo de cadastramento será feito pela internet.
Pais ou responsáveis têm até o dia 18 de dezembro para fazer o pedido.
Para fazer a matrícula, é necessário ter toda a documentação solicitada em mãos. Veja abaixo a lista dos documentos.
Os pais ou responsáveis de alunos cadastrados na rede estadual de educação devem fazer o pedido de matrícula direto pelo site Área do Aluno, da Seed. O portal é o mesmo que disponibiliza boletim escolar e outros documentos aos estudantes.
Já os responsáveis por alunos vindos da rede privada de ensino, matriculados em instituições que não utilizam o Sistema Escola Web, ou de alunos que vêm de outros estados ou países, devem preencher o formulário para inscrição de acordo com a região.
As regiões são representadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs). Veja os links de cada região abaixo.
Após o preenchimento do formulário, é necessário solicitar a geração do Código Geral de Matrícula (CGM) no site do NRE correspondente e, então, acessar o site Área do Aluno utilizando o CGM para finalizar o procedimento.
Caso o tutor não tenha celular ou acesso à internet, é preciso ir à instituição de ensino e utilizar um dos computadores disponibilizados no local.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o processo mobilizará cerca de um milhão de estudantes em todo o estado.
Para realizar a inscrição, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:
Créditos: G1 PR Curitiba- (Foto: Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo)