17/12/2020
Secretaria de Educação do Paraná decide prorrogar até julho de 2021 mandato de diretores escolares

O mandato dos diretores de colégios estaduais e públicos do Paraná serão prorrogados até julho de 2021, de acordo com nota publicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) na tarde desta quarta-feira (16).
As eleições para a escolha de mais de 1.700 diretores estavam marcadas para 9 de dezembro, mas acabaram suspensas pela Justiça por causa da pandemia.
Segundo a Seed, uma nova eleição deve ser marcada no 1º semestre de 2021. No entanto, os atuais diretores poderão permanecer à frente dos colégios estaduais até 9 de julho de 2021.
Os diretores que desejarem prorrogar o mandato devem entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação até sexta-feira (18).

 


No caso de não renovação, a secretaria informou que irá indicar um novo diretor auxiliar, conforme lei estadual.
Ainda conforme a Seed, gestores que não se adaptaram ao modelo atual, sem aulas presenciais por causa da pandemia, não terão o mandato renovado.
 

Como funciona a eleição escolar?
 
As eleições suspensas no começo do mês iriam definir os diretores para mandato de 2021 a 2024.
A eleição não seria feita nos futuros colégios cívico-militares, de educação integral, das comunidades indígenas e quilombolas, nos cedidos ou alocados em instituições religiosas, além dos quatro Colégios da Polícia Militar do Paraná.

Segundo o governo, para ser homologada, a eleição precisa de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação.
Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos.
Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais, e a chapa vencedora eleita obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizada um segundo turno, concorrendo somente as duas chapas com maior número de votos.
Com duas chapas em disputa, é necessário atingir 50% mais 1 voto para definição no primeiro turno.

 

Créditos: G1

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9