08/01/2021
Informática - O Adobe Flash Player está oficialmente morto. Veja como desinstalá-lo

A Adobe eliminou o Flash Player oficialmente, o plug-in de web browser. Odiado por sua vulnerabilidade de segurança e os bugs, ele foi amplamente usado para visualizar conteúdo rico como jogos, vídeos e outras mídias online.

A letra já era dada faz tempo. Embora o Flash tenha desempenhado um papel crucial nos primeiros dias da Internet (ele era, por exemplo, a forma padrão como o YouTube reproduzia seus vídeos), o Flash se tornou obsoleto. Padrões da web abertos como HTML5 tornaram possível incorporar conteúdo diretamente em páginas da web.

Mesmo quando ainda era útil, o Flash estava longe de ser universalmente amado. Quando alguns usuários de iPhone lamentaram a falta de Flash em seus dispositivos, tornando alguns sites inutilizáveis, a Apple (AAPL) o cofundador Steve Jobs se recusaram a ceder. Em 2010, o fundador da Apple escreveu uma ácida carta aberta sobre o software, dizendo que iPhones e iPads nunca suportariam Flash, que por anos foi atormentado com bugs e vulnerabilidades de segurança.

 

 

A carta marcou o começo do fim. Um ano depois, a Adobe disse que não desenvolveria mais o software em dispositivos móveis.

O Flash Player permaneceu uma ferramenta onipresente para desktop em vários navegadores da web, com mais de 1 bilhão de usuários apenas uma década atrás, tornando-se uma vulnerabilidade particularmente útil para os hackers explorarem.

O software era um alvo notório para hackers e resultou em várias violações de segurança importantes. À medida que o HTML5 começou a superar o Flash, seu uso diminuiu. Em 2014, 80% dos usuários do Google Chrome visitaram um site com código Flash. Isso caiu para apenas 17% em 2017.

A Adobe (ADBE) anunciou seu plano de descontinuar o suporte para Flash três anos atrás. O programa de dia de “fim de vida” finalmente aconteceu em 31 de dezembro. Embora alguns sistemas operacionais e navegadores já tenham descontinuado o Flash, a Adobe está encorajando as pessoas a verificarem se o Flash Player foi desinstalado de seus dispositivos imediatamente “para ajudar a proteger seus sistemas”, porque ele não receberá mais atualizações de segurança.

A empresa publicou instruções de desinstalação para usuários de Windows e Mac. Veja como funciona:

1. Baixe um aplicativo desinstalador para Flash Player. Há um sistema diferente para cada sistema operacional; e se você usar um Mac, preste atenção na versão do sistema operacional que está usando.

2. Execute o desinstalador. No Windows, primeiro você precisa fechar todos os navegadores e programas que usam Flash. No iOS, você fará isso como parte do processo.

3. Em seguida, você pode verificar se a desinstalação foi bem-sucedida reiniciando o computador e verificando o status do Flash Player no seu computador a partir do site da Adobe.

Créditos: CNN Brasil (Foto: Christian Wiediger / Unsplash)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9